Telemania
Do Mais Goiás

Crítica: Outros (Them) – 1ª temporada | Amazon Prime

Disponível no Amazon Prime, seriado é estrelado por Deborah Ayorinde e Ashley Thomas

(Foto: Reprodução/Amazon Prime)

“Them”, disponível na Amazon Prime Vídeo, é um seriado com momentos realmente impactantes, é bem realizada, e um show que trabalha em sua temática temas atuais e sempre bem-vindos na arte: o preconceito. Criado por Little Marvin e estrelado pelos ótimos Deborah Ayorinde e Ashley Thomas, “Them” pega carona no êxito do filme “Corra!”, de Jordan Peele, e desenvolve uma obra de drama com suspense que busca no emergir em um mundo repleto de seres humanos desprezíveis e preconceituosos.

Não tenho nada contra o assunto trabalhado no seriado. Em contexto de temática, é uma oportunidade válida para falar de algo que, infelizmente, continua acontecendo bastante atualmente – principalmente com pessoas da cor preta. Ainda mais em tempos onde o extremismo social, e a incoerência religiosa, estão chegando a patamares cada vez mais retrógrados dia após dia. Digo incoerência pois muito do “evangelho”, ou “cristianismo”, exercido em prática atualmente ainda continuam fomentando a falta de amor, respeito e empatia para com o próximo. Atitudes que diferem completamente da verdadeira mensagem de Jesus Cristo.

Portanto, em aspectos de debate crítico e protesto social, não tenho nada o que falar de “Them”. No entanto, me perdoem os fãs da série, o enredo é uma apanhado de situações clichês previsíveis utilizadas à exaustão em centenas de outras obras do gênero, além de certas atuações que beiram a caricatura. Você utilizar a violência como pressuposto para impressionar não, necessariamente, torna seu material criativo, ousado ou envolvente.

–> spoilers no parágrafo a seguir

Em determinado momento de “Them”, três adultos pegam um bebê preto, o colocam dentro de uma sacola de pano e começam a arremessá-lo de um lado para o outro como se este fosse uma bola de basquete. Em qualquer projeto, seja no filme mais horrível já lançado, uma cena como esta continuaria forte e angustiante, afinal, estamos falando de um ser humano, de uma criança – independente da cor, seria pesado do mesmo jeito.

“Them” é repleto de simbolismos para falar sobre pertencer e de como a guerra dos pretos contra o racismo perdura e se repete por gerações. Mas, em minha opinião, não deixa de ser um projeto repetitivo e sem originalidade que se sustenta na violência para esconder o enredo superficial e arrastado. O roteiro ainda injeta elementos sobrenaturais que pouco agregam, e os utiliza atrelados aos velhos clichês de ‘casa mal assombrada’.

Them: Season 1/EUA – 2021

Número de episódios: 08

Criado por: Little Marvin

Com: Deborah Ayorinde, Ashley Thomas, Alison Pill…

Sinopse: Outros é uma série que mistura terror com comentário social, trazendo uma nova história a cada temporada. A primeira acompanha Henry (Ashley Thomas) e Lucky Emory (Deborah Ayorinde), um casal afro-americano que, nos anos 50, decide se mudar com sua pequena família da Carolina do Norte para um bairro totalmente branco de Los Angeles. Eles tentam escapar da segregação racial e da discriminação predominantes no sul dos EUA, onde as leis de Jim Crow ainda vigoravam. A nova casa dos Emory está localizada em uma rua arborizada e aparentemente tranquila, mas logo se torna palco de fenômenos sobrenaturais. Henry e Lucky desconfiam de que os eventos perturbadores podem estar relacionados a sua filha, que tem habilidades especiais e não sabe disso. Determinados a mantê-la como uma garota normal do ensino médio, os dois precisam encarar as forças do mal que ameaçam expô-la, bem como destruir seus entes queridos.

Série de terror 'Them' da Amazon Prime Video ganha teaser e pôster