Telemania

Crítica: ‘Justiça Brutal’, com Mel Gibson e Vince Vaughn

Longa-metragem estrelado por Mel Gibson e Vince Vaughn está disponível no catálogo da Amazon Prime Vídeo

(Foto: Reprodução/Summit Entertainment)

Faz um tempo que assisti “Justiça Brutal”. O filme é originalmente de 2018 mas nem chegou a ser lançado nos cinemas brasileiros. Ficou bastante tempo na geladeira e só agora está entrando no catálogo da Amazon Prime Vídeo. Infelizmente, porque o longa estrelado por Mel Gibson e Vince Vaughn é excepcional e um dos melhores exemplares policiais lançados recentemente.

Primeiro: não é um filme de ação. É um drama. Um drama que acompanha o veterano policial Brett Ridgeman (Gibson) e seu parceiro mais jovem chamado Anthony Lurasetti (Vaugn). Ambos são suspensos após a prisão de um traficante, quando um vídeo da apreensão cai online e reflete as táticas violentas da dupla. Com uma esposa doente e uma filha constantemente assediada no bairro onde mora, Brett decide investigar outro caso e descobre que a operação envolve roubar barras de ouro. Após anos agindo dentro da lei, ele e Lurasetti vão perseguir os bandidos e tentar conseguir as barras para ajudar em seus problemas pessoais.

“Justiça Brutal”, como já dito, não é um filme de ação. É um drama, e um drama lento. Mas a direção e roteiro de S. Craig Zahler é tão excepcional em construir cada personagem que a lentidão não incomoda, mas nos emerge mais ainda na vida e intenções de cada personagem, e faz isto sem deixar de ser tenso, angustiante e envolvente. Até mesmo as duas horas e meia de filme passam rápido, com cada momento sendo extremamente importante para cada acontecimento. Prova disso é a competência de Zahler quando, no meio da história, ele nos faz se identificar com uma personagem para instantes depois ela ser morta. E conseguimos sentir o peso da perda por causa de tudo que foi apresentado previamente.

Enfim, “Justiça Brutal” é um estudo de personagens e situações. Uma análise de escolhas e consequências. Mel Gibson e Vince Vaughn estão ótimos e o filme é uma obra imperdível que foi injustamente prejudicada por um trabalho de distribuição péssimo que impediu muitas pessoas de conhecerem a obra. Felizmente, ela agora está disponível no Amazon Prime Vídeo. Recomendado!

Dragged Across Concrete/EUA – 2018

Dirigido por: S. Craig Zahler

Com: Mel Gibson, Vince Vaughn, Michael Jai White…

Sinopse: O veterano policial Brett Ridgeman (Mel Gibson) e seu parceiro mais jovem e volátil, Anthony Lurasetti (Vince Vaughn), são suspensos quando um vídeo de suas táticas de trabalho brutais vira notícia. Sem dinheiro e sem opções, eles decidem entrar para o mundo do crime. Porém, o que eles encontram na criminalidade é algo muito mais obscuro do que esperavam.

Dragged Across Concrete (2018) - IMDb