Telemania

Crítica: Estados Unidos vs. Billie Holiday | Amazon Prime

Filme foi indicado ao Oscar de Melhor Atriz para Andra Day

(Foto: Reprodução/Amazon Prime)

Mulher negra, Billie Holiday foi uma dessas cantoras impetuosas, ousadas e sem medo de encarar o sistema em prol de suas opiniões sociais e políticas. Cantora de jazz de sucesso, uma de suas músicas mais pedidas na época foi “Strange Fruit”, que protestava contra os brutais linchamentos de norte-americanos negros pelos EUA. A polêmica canção foi o estopim para colocar o governo e o FBI na cola da cantora, que também tinha problemas com heroína.

“Estados Unidos vs. Billie Holiday” poderia ser um filme memorável com uma discussão interessante sobre censura se não apostasse no convencionalismo barato e piegas. A obra encontra na atriz Andra Day uma dedicação notória no papel de Holiday – aliás, foi a única a ser reconhecida pela Academia com uma indicação de Melhor Atriz no Oscar -, mas fora isso, a obra se perde completamente em intenções mal resolvidas ao longo de um enredo totalmente perdido nos assuntos e temáticas que almeja explorar.

Tudo é superficial e previsível. A parte dos problemas com drogas segue um caminho habitual de outras tantas obras do gênero, mas sem um mínimo de impacto na maneira como explora o abuso das substâncias, e em como isto afetou em demasia a cantora.

Já a parte política mostra o que já é sabido sobre a artista – nada novo. No enredo não existe tensão, urgência ou instabilidade no desenvolvimento da trama, principalmente ao adentrar em temas como os protestos sociais do período, a perseguição incansável de J. Edgar Hoover e as cenas de julgamento (todas fraquíssimas).

“Estados Unidos vs. Billie Holiday” é um filme bagunçado, perdido e que pouco faz jus à história nem da fenomenal artista, nem do complicado e melancólico ser humano que era Billie Holiday. Disponível para assistir no Amazon Prime Vídeo.

The United States vs. Billie Holiday/EUA – 2020 Dirigido por: Lee Daniels Com: Andra Day, Trevante Rhodes, Garrett Hedlund… Sinopse: Estados Unidos Vs Billie Holiday acompanha a famosa cantora de jazz Holiday (Andra Day) durante o auge de sua carreira. No entanto, ela se torna alvo do Departamento Federal de Narcóticos com uma operação secreta liderada pelo Agente Federal Jimmy Fletcher (Trevante Rhodes), com quem ela teve um caso tumultuado no passado.

The United States vs. Billie Holiday (2021) - Filmaffinity