Telemania
Do Mais Goiás

Crítica: A INCRÍVEL HISTÓRIA DA ILHA DAS ROSAS | Netflix

Engenheiro italiano constrói a própria ilha perto da costa da Itália e declara independência. O governo não gostou nada. O mais fascinante? A história é real!

A Incrível História da Ilha das Rosas

Baseado em uma história real, “A Incrível História da Ilha das Rosas” traz um acontecimento tão fora do comum, ou arbitrário ao nosso cotidiano – podemos dizer – que realmente tem cara de cinema.

Na trama, um engenheiro italiano chamado Giorgio Rosa decide construir a própria ilha (suspensa por pilares de aço) próximo ao litoral da Itália, no Mar Adriático, em águas internacionais, onde nenhum país possui jurisdição. Sua intenção é viver em um local sem as regras e burocracias dos grandes centros urbanos, e como está em “águas” de ninguém, Giorgio se auto intitula presidente e entra em contato com as Nações Unidas e outras sedes oficiais para oficializar e tornar a ilha um Estado independente. Claro que o feito não agradou nada o governo italiano que via a popularidade da ilha crescer ao atrair diversos turistas, além do local escapar das leis fiscais italianas.

É uma história realmente cinematográfica. A busca por liberdade e o confronto com o alto poder e as burocracias estatais de um país é um dos pontos válidos na jornada ambiciosa de Giorgio. E o mais interessante – para mim -, foi ver como algo tão aparentemente banal e sem relevância para assuntos de maior natureza em um país, tomou tamanha atenção e empenho das autoridades italianas que eles chegaram a enviar forças militares para assumir o controle da ilha e destruí-la em seguida (algo que ocorreu 55 dias após Giorgio ter declarado independência).

Sem criar dramalhões cansativos ou entrar em panfletagens ideológicas, este filme dirigido por Sydney Sibilia mescla com maestria o humor com a gravidade e os momentos mais dramáticos da história. O resultado é um filme energético, envolvente e fascinante. Fascinante por conseguir transmitir a personalidade indômita de seu protagonista, ao mesmo tempo em que trabalha o fascínio de uma história aparentemente absurda, mas que realmente aconteceu em nossa realidade.

Junto a isso vale ressaltar o ótimo elenco (destaco Elio Germano como Giorgio) e a fotografia vibrante de Valerio Azzali, que em certos momentos faz o longa soar como um conto de fadas de tão surreal – mas ao mesmo tempo fascinante – que é esta história quando aconteceu em 1968.

L’incredibile storia dell’isola delle Rose/ITÁLIA – 2020

Dirigido por: Sydney Sibalia

Com: Elio Germano, Matilda De Angelis, Tom Wlaschiha…

Sinopse: Em A Incrível História da Ilha das Rosas, um engenheiro idealista constrói sua própria ilha na costa italiana e a declara uma nação, atraindo a atenção do resto do mundo. Os valores são testados quando o governo italiano o anuncia como inimigo, entrando em conflito com o novo país.

L'incredibile storia dell'Isola delle Rose»: il nuovo film di Netflix con Elio Germano è una favola libera