Poder em Jogo
Tainá Borela
Do Mais Goiás

Rogério Cruz e Gustavo Mendanha tendem a manter restrições por mais uma semana

Índices de transmissão por Covid-19 e novos casos da doença continuam altos e a tendência é que Prefeituras mantenham as medidas para conter a contaminação nas cidades

‌Desejo de Maguito, prefeitos de Goiânia e Aparecida acertam atuação conjunta
Prefeitos de Goiânia, Rogério Cruz, e de Aparecida, Gustavo Mendanha (Foto: Redes Sociais/Gustavo Mendanha)

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), devem se reunir nesta sexta-feira (5) para decidirem os novos rumos das restrições para conter a contaminação da Covid-19 na Região Metropolitana de Goiânia. A coluna apurou que as medidas estabelecidas pelos decretos divulgados no último sábado (27) tendem a continuar na próxima semana, já que os  critérios de avaliação usados pelas prefeituras como o índice de transmissão, o aumento dos casos e as taxas de ocupação dos leitos de UTI continuam altos. Outro fator que preocupa Rogério Cruz é o esgotamento dos profissionais da saúde que estão na linha de frente e a sobrecarga dos hospitais da capital. Já Mendanha defende que a decisão em prolongar o período de restrições deverá ser feita em conjunto com as entidades comerciais, sindicatos e com os prefeitos da região. “Não vamos conseguir sozinhos”, avaliou o emedebista. Gustavo afirmou à coluna que mesmo diante da quantidade de novos casos da doença em Goiás, a pressão para que o comércio seja reaberto está grande e que vai precisar do entendimento de todos para levar por mais tempo as medidas de restrição.

Socorro

A prefeitura de Goiânia fez um convênio com o Hospital das Clínicas para o aumento de mais 50 leitos de UTI na capital. Na próxima segunda-feira, o Hospital deve abrir pelo menos dez.

Sinais

O evento em São Simão foi a 15ª visita do presidente Jair Bolsonaro a Goiás. E foi a primeira vez que ele não foi recepcionado pelo governador Ronaldo Caiado.

 Exemplo

Nos dois dias consecutivos em que o Brasil apresentou recorde de mortes provocadas pela Covid-19, mais uma vez Bolsonaro participou de um evento público sem usar máscara.

Timing
O presidente Jair Bolsonaro elogiou, durante seu discurso em São Simão, a iniciativa do procurador-chefe do Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO), Ailton Benedito, de divulgar nota técnica em que defende o “tratamento precoce” contra Covid-19. O documento foi divulgado dois dias antes da visita do presidente. Lembrando que não existe comprovação científica sobre a eficácia de qualquer “tratamento precoce”.

Atípico 

A presença do presidente na inauguração do trecho da ferrovia Norte-Sul lotou os hoteis da região de São Simão com membros da comitiva presidencial e da imprensa.

Corrida

Nove municípios goianos já demonstraram interesse em participar do consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19 realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). No país, ao todo, 649 cidades se inscreveram. O prazo para a adesão termina nesta sexta-feira (5).

Oposição?

Único tucano a comentar o post do ex-presidente do PSDB, Jânio Darrot, anunciando sua saída do partido, foi o deputado estadual Francisco Oliveira. Chiquinho parabenizou Jânio pelo serviço prestado ao partido e emendou: “Estaremos no mesmo grupo, buscando fortalecer a oposição”.