Médico goiano Zacarias Calil pode concorrer ao Nobel de Medicina neste ano

Calil, que é deputado federal, teve a indicação aprovada pelos presidentes da Câmara e do Senado


Tainá Borela
Do Mais Goiás | Em: 25/01/2020 às 15:02:09

Zacharias Calil não pretende disputar eleições para prefeito. (Foto: Bárbara Zaiden)
Zacharias Calil não pretende disputar eleições para prefeito. (Foto: Bárbara Zaiden)

Pela primeira vez um médico goiano pode concorrer ao Nobel de Fisiologia e Medicina. O médico e deputado federal Dr. Zacarias Calil (DEM) teve a indicação aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal. O requerimento foi acatado pelos presidentes da Câmara e do Senado e já foi despachado para a comitê da premiação em Estocolmo, na Suécia.

Até hoje, apenas cinco brasileiros concorreram ao prêmio. Entre eles Carlos Chagas e Osvaldo Cruz. Calil conversou na manhã deste sábado (25) com o Blog Poder em Jogo e disse ter sido uma surpresa a sua indicação pelo Congresso. “Isso já é uma vitória para mim. Só de ter a possibilidade do meu trabalho concorrer ao Nobel é uma satisfação e reconhecimento do que fazemos em Goiás”, comemorou.

Calil é cirurgião pediátrico, mundialmente famoso pela separação de bebês siameses. E pelo desenvolvimento de um medicamento para o tratamento de hemangiomas em crianças. Ele se formou pela Universidade Federal e Goiás (UFG), em 1981, e atende no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia.

Tópicos

    Publicidade