Eleições 2020

Câmara de Anápolis pode passar por grande renovação

Pode se repetir: no último pleito, apenas oito dos 23 vereadores foram reeleitos


Tainá Borela
Do Mais Goiás | Em: 01/04/2020 às 17:05:27

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Quem acompanha de perto a política de Anápolis avalia que a eleição municipal deste ano deve ser marcada por uma grande renovação na Câmara Municipal. Com o fim das coligações proporcionais, grande parte dos atuais vereadores, a maioria da base do prefeito Roberto Naves (PP), está tendo dificuldade de migrar para partidos com chapas mais leves e tendem a disputar entre si em chapas muito concorridas, com um quociente eleitoral alto.

Este cenário tem gerado bastante apreensão na Casa de Leis na reta final de filiações. Pressionados por vereadores aliados, o prefeito começou a articular pessoalmente a filiação de pré-candidatos para os partidos de sua base, mas a resistência tem sido grande entre aqueles que têm uma boa perspectiva de votos. Pesa também o fato de que a provável candidatura do deputado estadual Antônio Gomide (PT) é vista como um palanque mais seguro para os candidatos proporcionais, devido à popularidade do petista.

A eleição passada já foi marcada por uma renovação muito grande no Legislativo anapolino: apenas oito dos 23 vereadores foram reeleitos. Mas há quem enxergue uma janela de renovação ainda maior para este ano.


Publicidade