POLÍTICA

Avante cresceu 175% em Goiás

Partido saiu de penúltimo lugar em número de filiados para se tornar o segundo da fila no Estado, perdendo apenas para o PSL


Tainá Borela
Do Mais Goiás | Em: 09/10/2020 às 14:23:01


O processo pré-eleitoral das eleições municipais deste ano transformou o partido Avante em Goiás. Antes, a sigla era a penúltima em número de filiados no Estado, mas ganhou corpo e adesão passando a ser o segundo partido com maior número de correligionários, perdendo apenas para o PSL. O Avante cresceu 175% passando legendas tradicionais como o MDB, PSDB e DEM.

Além do número de filiados, o Avante conseguiu mais um feito. Nessas eleições, é o segundo em número de candidatos em Goiás. O Blog Poder em Jogo conversou com o presidente estadual do partido e candidato a vereador em Goiânia, Thialu Guiotti, para saber os motivos que levaram o Avante a crescer exponencialmente no último ano. Segundo Guiotti, qua assumiu o diretório estadual em agosto do ano passado, um dos fatores foi inserir profissionais liberais e a sociedade civil no processo político e no comando dos diretórios municipais. “Nosso partido cresceu tanto porque colocamos nas Executivas, tanto na estadual como nas municipais, representantes da sociedade civil, e não políticos profissionais.”

Outro diferencial da legenda, de acordo com o presidente, é a aposta em número de candidaturas femininas, que ultrapassa a cota estipulada pela Justiça Eleitoral de 30% em cada partido brasileiro. Thialu afirma que o Avante apresentou o número de candidaturas de homens e mulheres de uma forma igualitária. “A prova disso é que em Goiânia e em vários municípios, as mulheres estão recebendo mais recursos para a campanha que os homens. Além de termos uma chapa consistente de candidatas a vereadoras em Goiânia”, contou.

Em todo o país, o Avante conta com 212.353 filiados. Nas últimas eleições, em 2018, o partido obteve mais de 1,8 milhão de votos válidos, elegeu sete deputados federais e 15 estaduais em nove Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Tópicos

Publicidade