A importância do comparecimento às urnas

A escolha dos próximos prefeitos e vereadores deve ser feita de forma consciente e honesta


Julio Meirelles
Do Mais Goiás | Em: 14/11/2020 às 15:32:31


Cerca de 148 milhões de brasileiros estão aptos a comparecer às urnas neste domingo (15). Vamos decidir quem serão os próximos prefeitos e vereadores de nossas cidades. Uma das principais celebrações da Democracia, neste ano a votação eleitoral ocorre em contexto delicado e com regras sanitárias.

A pandemia trouxe à tona um ano eleitoral atípico, com campanhas mais curtas e frias e maior foco nas ferramentas digitais. Mas nem por isso a importância do voto diminuiu. Se antes as escolhas ideológicas se destacavam mais nas pesquisas, hoje os eleitores estão mais pragmáticos e avaliam a real capacidade de administrar e legislar dos candidatos.

Nesse sentido, a pandemia e os problemas decorrentes do momento, bem como a postura de autoridades para enfrentar situações inéditas, despertaram nos cidadãos maior interesse e consciência política. Logo, espera-se uma eleição com mais responsabilidade na escolha dos candidatos e menor corrupção eleitoral. Afinal, a responsabilidade dos candidatos de apresentar seu projeto de governo é tão fundamental quanto a honestidade de não comprar votos. E a dos eleitores, proporcionalmente, de não negociar e vender sua ferramenta mais eficaz no processo democrático: a integridade na escolha de seus representantes.

Outro ponto a ser destacado é a falta de compromisso social daqueles que decidem não votar. Quando uma pessoa se abstém da votação, cede ao outro o seu direito de escolha e, consequentemente, o seu próprio destino.
Por isso a importância de se exercer o voto útil: votos nulos e brancos não são considerados válidos e não interferem no resultado das eleições.

A escolha dos próximos prefeitos e vereadores deve ser feita de forma consciente e honesta. Não venda o seu voto, não se corrompa, não aceite favores e denuncie as ações de candidatos corruptos. A maior arma de combate à corrupção e transformação social é o voto livre e consciente.

Tópicos

    Publicidade