Viajar, é preciso.

Quando viajamos exercitamos nossa capacidade de avaliar melhor o lugar ondem vivemos e ao mesmo tempo passamos a buscar tudo de bom que encontramos em outras terras.


Nycolle Soares
Do Mais Goiás | Em: 20/07/2017 às 17:18:11


Há uma frase famosa do Amyr Klink em que ele diz : Um homem precisa viajar (…) Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. (…) Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.

Falando ao Brasileiro, poderíamos dizer que é preciso viajar para fora do país para conhecer um transporte coletivo de qualidade e que atenda de fato a demanda da população. É preciso viajar para se convencer que é possível não ter uma enorme quantidade de cães abandonados nas ruas.

É preciso estar fora para se assustar quando lhe devolverem um troco de um ou cinco centavos sem lhe oferecer balas ao invés do dinheiro, sentir o poder de compra de uma moeda forte e saber como é comprar produtos baratos por não terem sobre si uma das maiores cargas tributarias do mundo.

É preciso viajar para andar pelar ruas sem ter medo de ser assaltado a todo tempo, ou estacionar o carro e contar com a possibilidade de que ele não esteja lá quando você voltar e se ele estiver você não tenha que pagar algo para algum flanelinha.

Saber que existem cidades limpas, sem qualquer tipo de lixo na rua, por isso é preciso viajar. Para se assustar quando os carros pararem muito antes do sinal fechar pois existem pedestres nas faixas ou pra ver que mesmo em vagões lotados os assentos preferenciais ficam desocupados.

As brasileiras precisam viajar, para acreditar e desejarem profundamente, ser como muitas outras mulheres em outros países que podem andar pelas ruas a qualquer hora do dia, da noite ou da madrugada, sem temer pela sua integridade, vestindo qualquer tipo de roupa, sozinhas ou acompanhadas.

É preciso viajar para entender que é possível viver sem ter carro, que transporte público de qualidade é dignidade e que as cidades devem ser planejadas e estruturadas para todos os tipos de pessoas,(idosos, cadeirantes, crianças e etc.)  e não para os carros.

É preciso viajar não para se sentir inferior por ser Brasileiro, mas para aprender com que já encontrou os caminhos, para mudar a concepção de que viajar é caro e que não vale a pena gastar tanto com isso. É preciso viajar para conseguir sonhar com um país melhor por saber que isso de fato existe.

Além disso é preciso viajar no nosso país pra ver com os próprios olhos a beleza de uma nação continental que poderia oferecer tanto ao mundo, mas que por falta de estrutura, transporte e segurança deixa de ser conhecida ate mesmo pelos seus.

É preciso viajar, inquestionavelmente.

 

Tópicos

Publicidade