Ser mãe ou não ser? Ninguém tem o dever

Ser mãe deveria ser uma escolha e não apenas uma imposição ou consequência.




As discussões nas redes sociais abrem oportunidades de vermos temas antes idealizados, por uma perspectiva mais real. Já encontramos mulheres que deixaram bem claro que a maternidade é muito mais difícil do que se possa imaginar e que nem tudo são flores.

Obviamente os defensores da maternidade como algo inquestionavelmente perfeito surgem como verdadeiros inquisidores. As frases de efeito são várias, “só reclama quem não ama o filho”, “quem se cansa é por que o amor é pouco” e o rosário de julgamentos só aumenta.

Mas mesmo assim hoje essa é uma discussão possível, mulheres compartilhando o quão difícil é ser mãe, juntamente com as delicias que a maternidade traz. Desmistificando a imagem de que a mãe deve ser incansável e inesgotável a todo tempo.

O assunto ainda proibido é o ‘Não ser mãe’. Quando alguma mulher declara que não quer ter filhos é como se o apocalipse estivesse próximo. E ai as frases prontas são ainda mais duras, “Uma mulher só é completa com filhos”, “ O único amor verdadeiro é o amor de mãe”, “ A mulher sem filhos não tem alma e fica vazia” e assim continua sempre tendendo a piorar.

Aquelas que não veem a maternidade como sonho e proposito de vida ou ate mesmo como possibilidade, são taxadas como egoístas. O que é uma ironia muito grande, já que colocar uma criança no mundo e não ter condições de dar o seu melhor para sua formação seria na realidade o egoísmo.

Muito além de compartilhar as experiências relacionadas à maternidade as mulheres deveriam ter o espaço para questionar se, ser mãe é algo que a fará feliz sem ser tratada como um monstro.

Ter a possibilidade de questionar não significa que ninguém mais será mãe. Significa que aquelas que optarem pela maternidade o farão por um desejo genuíno e não por uma imposição social ou por acidente de percurso.

Por mais assustador que possa parecer, é possível sim viver fora da formula, casar e ter filhos. Incrível não é ?


Publicidade