Oportunidades

Talvez possamos chamar a distância entre o começar e o realizar de oportunidade, que continuam existindo, pra quem continua a buscar.


Nycolle Soares
Do Mais Goiás | Em: 13/04/2018 às 11:24:28


Tempos atrás escrevi nesse mesmo espaço um outro artigo ou ensaio, como preferirem denominar, com o título ‘Há Vagas’. Dezoito meses se passaram entre uma publicação e outra e o cenário político e financeiro do país seguiu em uma jornada semelhante ao de uma montanha russa.

A situação em muitos aspectos piorou e não podemos falar em possíveis estabilidades no horizonte, ainda assim ouso repetir, há vagas! Dentro de uma conjuntura mais complicada e com uma maior escassez de oportunidades, permanecemos com vagas que não foram preenchidas, departamentos sedentos por profissionais capacitados e empresas que sofrem pela dificuldade de formar bons times.

Vejo que a formação dos profissionais e o modo com adentraram ao mercado de trabalho faz muita diferença na carreira e talvez uma das “portas” mais difíceis de se abrir seja a primeira, em que sempre existe um descompasso entre a experiência desejada e o que de fato os candidatos possuem capacidade de oferecer.

Nesse cenário preciso trazer para os holofotes uma das oportunidades que eu gostaria muito de ter tido no início da minha jornada, e naqueles tempos (a idade chega para todos) não tinha notícias sobre algo neste formato em Goiânia. O estágio trainee é uma oportunidade única de vivência da advocacia: 1 ano de programa, dividido em 5 etapas distintas, em um sistema de em que os estagiários passam por diversas funções dentro de três escritórios de advocacia. São 3 grandes sociedades de advogados e 3 vagas para estágio, para estudantes de Direito que estejam entre o 5º e o 8º período. Quem quiser saber mais basta acessar o link http://ead.carlosandre.com.br/curso/estagio-trainee

Talvez o que falte ainda no mercado sejam programas que busquem candidatos com vontade e interesse e que ofereçam em troca aprendizado e crescimento profissional. Não há como culpar fulano ou beltrano pelas incongruências do sistema, só há como identificá-las e nos preparamos para superar as dificuldades.

É necessário encontrar um ponto de equilíbrio em que os profissionais consigam dar os primeiros passos e o mercado possa oportunizar caminhos a serem trilhados. Não estamos em tempos fáceis, o que não é razão para que acreditemos que as oportunidades acabaram, pelo contrário, é o momento de buscá-las com mais empenho.

Por isso venho falar de oportunidades para que aqueles que buscam possam ter esperança em encontrá-las e para aqueles que possuem oportunidades para oferecer pensem na maneira mais justa e eficaz de entregar isso que pode mudar completamente uma vida. Nós podemos também colaborar, compartilhando e repassando aquelas oportunidades que muitos buscam e não ficam sabendo que existem, podemos ser ponte, ser para alguém, travessia.

 


Publicidade