Acreditação na saúde, você sabe o que é ?

Podemos dizer que acreditar na saúde é preciso, mas primeiro precisamos saber o que é Acreditação.


Nycolle Soares
Do Mais Goiás | Em: 17/10/2017 às 18:10:45


Muito se fala sobre o sistema de saúde no Brasil, e quando falamos em sistema colocamos na mesma cesta, o público e o privado. Escutamos à exaustão que a saúde nesse país não existe e que os serviços oferecidos não são bons o suficiente.

Não é possível saber se isso acontece pela característica inata do ser humano de replicar o que escuta sem se certificar da realidade ou se existe uma certa indiferença quanto ao que acontece de fato. Nas duas opções perdemos a oportunidade de conhecer os movimentos que esse sistema de saúde se esforça pra realizar em prol de uma melhoria global.

Nesses esforços uma das grandes palavras de ordem é a “Acreditação”, desconhecida por muitos e para aqueles que vivem inseridos nos hospitais e estabelecimentos de saúde uma realidade que bate contundentemente a sua porta.

E enfim o que é “Acreditação”? É um conjunto que abrange a avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde oferecidos por instituições públicas e privadas.

O mais importante e que não se fala abertamente a respeito, é sobre o esforço de diversas instituições públicas para serem “acreditadas” ainda que enfrentado todas as dificuldades que o Sistema Único de Saúde apresenta.

A “Acreditação” é um passo importante para o nosso sistema de saúde em direção a uma maturidade necessária nessa esfera tão essencial que é a saúde.

A instituição que já é acreditada segue normas rígidas quanto a segurança do paciente, a busca pela capacitação e melhoria do seu corpo de colaboradores, o foco na prevenção de problemas e o principal, o cuidado centrado no paciente.

Ao falarmos sobre essas exigências, talvez a sensação seja a de que não possuímos instituições que buscam seguir todos esses preceitos e então nos enganamos mais uma vez, já que apenas em Goiás temos aproximadamente 20 instituições acreditadas.

Hoje o paciente pode inclusive ao buscar atendimento, em uma clínica, laboratório ou hospital, ter como parâmetro para escolha a acreditação.

De fato em um país tão grande como Brasil, as mais de 600 instituições acreditadas possa parecer pouco, só que o mais importante na verdade ainda não é o quantitativo, mas sim a prova de que ainda que com todo o cenário desfavorável a saúde no Brasil avança e independente do que se repita sem critério, o importante é Acreditar, em ambos os sentidos.

 

Tópicos

    Publicidade