Reforma da Previdência

Vagas para os mais velhos

Reforma da Previdência vai segurar o trabalhador por mais tempo no mercado. Existem essas vagas?


mgadmin
Do Mais Goiás | Em: 12/01/2017 às 05:15:44


Daqui a menos de um mês serão retomadas as discussões em torno da reforma da Previdência. O óbvio é que vai ficar mais difícil aposentar. Há números divergentes sobre o déficit da Previdência. O que pesa para o governo, que faz a proposta, é apenas o problema do caixa. Um aspecto ainda não foi abordado: aumentando o tempo de contribuição, o trabalhador vai ficar mais no mercado de trabalho. Existe vaga pra todo mundo?

Há um preconceito muito grande para quem chega aos 50 anos. Normalmente, falta uma atualização do trabalhador para o mercado, que quer, por sua vez, investir em pessoas mais jovens. Não há qualquer rastro de discussão sobre a existência deste mercado.

Fora que o funcionalismo público está protegido por regras mais brandas para a aposentadoria e por estruturas próprias de previdência. Assim, o pato vai sobrar quase que exclusivamente para o trabalhador da iniciativa privada, onde, proporcionalmente, o déficit é menor.

Vai ser necessário criar um tipo de mecanismo para proteger vagas para quem estiver em final de carreira. Se isso não for feito, definitivamente a aposentadoria será um sonho. Ou pesadelo.


Publicidade