Lava Jato

Todos corruptos

A Lava Jato avança, mostrando que a corrupção nunca se limitou ao setor público.


mgadmin
Do Mais Goiás | Em: 04/07/2016 às 14:24:29


Já se disse muito que a grande inovação da Operação Lava Jato foi investigar e punir, como nunca antes na história deste país, empresários envolvidos em corrupção. Agentes públicos enrolados com desvios cheira a muito normal. Um certo de mito de correção da iniciativa privada está indo por água (ou petróleo) abaixo.

 

A semana começa com a nova fase da Lava Jato, que revela desvios de R$ 39 milhões na construção de um centro de pesquisas da petrolífera. Quase metade desse total foi gasto apenas para tirar da licitação uma construtora que queria entrar na disputa. Se entrasse, ofereceria um preço menor. Ou ganharia a obra ou diminuiria a corrupção planejada. Os donos desta empresa receberam R$ 18 milhões simplesmente para desistirem. Isso é o Brasil.

 

Está claro que o padrão ético tem que mudar. Na esfera política, há poucos sinais de mudanças reais. Existe um sistema político totalmente viciado e baseado em privilégios e desvios que tem enriquecido alguns e destruído a imagem do setor público junto à população. Pior ainda que cria um verdadeiro fosso entre a vida dos gabinetes e a do cidadão comum.

 

A iniciativa privada também está convidada a tomar outro rumo. O caminho parece ser óbvio. Buscar condições melhores para que as obas empresas possam ter práticas éticas e possam conquistar mercados. Isso passa pela volta da luta por menos impostos e por melhorias na infraestrutura. O Estado precisa fazer apenas este papel. Ou seja, investir em educação, saúde, segurança, infraestrurua e criar condições para que pessoas e empresas possam crescer.

 

O que não dá é continuar horrorizado a cada novo escândalo de corrupção e não acontecer nada. Pelo menos até a revelação de outro escândalo. Escandaloso. Mas é real. E pouco produtivo.


Publicidade