REAÇÃO

#TchauGuedes está entre os assuntos de destaque no Twitter

Tag foi resposta a proposta de reforma tributária apresentada por ministro da Economia


Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 22/07/2020 às 18:12:22

Ministro da Economia, Paulo Guedes (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Ministro da Economia, Paulo Guedes (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A hashtag #TchauGuedes, com quase 12 mil tuítes, é um dos assuntos de destaque da tarde desta quarta-feira (22), no Twitter. A postagem é uma resposta a proposta de reforma tributária do ministro da Economia, Paulo Guedes, que prevê taxas diferenciadas para bancos e isenção para templos religiosos.

Entre os comentários, críticas a estrutura do projeto de lei (PL). “A reforma tributária do governo prevê imposto menor para os bancos. Sinceramente, #TchauGuedes, tigrão dos pobres e tchutchuca dos banqueiros.”

Há, ainda, aqueles que compararam o ministro com um Robin Hood às avessas: “Tira do pobre pra dar aos ricos, aumentando a miséria e a desigualdade. Fora parasita do dinheiro público.”

Reforma tributária

O texto, cuja primeira fase foi entregue na terça-feira (21), prevê a unificação de tributos federais que incidem sobre o consumo em uma Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS) – esta, que unifica Pis e Cofins em um único imposto, teria alíquota de 12%. Mas não é só.

Conforme apresentada, a proposta mantém regimes de tributação diferenciados para bancos, por exemplo, além de planos de saúde. O texto também prevê a isenção de templos religiosos, partidos políticos e sindicatos.

Destaca-se que esta é apenas a primeira etapa. Nas próximas outros temas serão aborrdados, como reoneração da cesta básica, a tributação de dividendos e a desoneração da folha.

Saiba mais AQUI.


Publicidade