NÚMEROS

Segundo Ministro da Educação, Enem já tem 4,6 milhões de inscritos

Exame Nacional do Ensino Médio foi adiado na quarta-feira. Nova data ainda será marcada


Francisco Costa
Do Mais Goiás | Em: 21/05/2020 às 16:15:51

Ministro da Educação (Foto: Reprodução)
Ministro da Educação (Foto: Reprodução)

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, utilizou as suas redes sociais para divulgar o número de inscritos no Enem 2020. Segundo ele, até às 14h desta quinta-feira (21) eram 4.637.801 registros, sendo 4.536.701 para a prova impressa e 101.100 para a versão digital.

Vale destacar que o governo federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou na quarta-feira (20) o adiamento da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A previsão é de 30 a 60 dias de prorrogação em relação às datas originais: as provas presenciais ocorreriam em 1 e 8 de novembro e as virtuais nos dias 22 e 29 de novembro.

Em comunicado, o Inep informou: “Atento às demandas da sociedade e manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do Coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e Digital.”

O adiamento já era uma demanda recorrente, tanto de políticos como de estudantes. Em entrevista recente ao Mais Goiás, a presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Thaís Falone, afirmou que não dava para pensar em uma data neste momento de pandemia do novo coronavírus. Segundo ela, os estudantes de Goiás não queriam fazer a prova na data prevista.

Sobre a adesão dos alunos, ela citou, naquele momento, que os estudantes se inscreviam, mas com o intuito de terem seu registro utilizado para entrar com uma ação na justiça via entidades nacionais. Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, declarou, também, que entidade atuava em várias frentes, seja pela justiça ou por pressão.

A pressão deu certo. O Enem foi adiado. A data ainda será definida.


Publicidade