Damas de ferro

Cristiane Schmidt e Ana Carla Abrão estarão na Assembleia Legislativa nesta terça-feira

Ambas são economistas e têm em sua linha de atuação a defesa plena de se impor limites aos gastos públicos.


Altemar Santos
Do Mais Goiás | Em: 06/08/2019 às 09:12:32

Ex-secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão e a Secretaria da Economia, Cristiane Schmidt.
Ex-secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão e a Secretaria da Economia, Cristiane Schmidt.

A secretaria da Economia, Cristiane Schmidt, e a ex-secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, estarão nesta terça-feira na Assembleia de Goiás. Em agendas distintas: a primeira terá audiência com deputados para tratar de projetos de interesse do governo de Ronaldo Caiado (DEM), especialmente os que devem ser enviados para o Estado aderir ao programa federal do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Já Ana Carla Abrão falará à CPI da Enel sobre os detalhes da privatização da Celg D.

Ambas são economistas e têm em sua linha de atuação a defesa plena de se impor limites aos gastos públicos. Quando secretaria da Fazenda no governo de Marconi Perillo (PSDB), em 2015 e 2016, Ana Carla Abrão tentou emplacar um pacote de medidas, embaladas num projeto de lei batizado de Programa de Austeridade pelo Crescimento, semelhantes ao que o governo Caiado pretende agora enviar para a Assembleia, com a justificativa de aderir ao RRF.

Naquela época, Ana Carla não conseguiu êxito (sofreu fortes resistências dos deputados, de outros Poderes e do setor produtivo) e o então governador Marconi, vislumbrando desgastes políticos, engavetou o projeto. Coincidência ou não, Ana Carla logo depois encerrou sua missão no Estado e retornou à iniciativa privada.

É, de certa forma, a atual cruzada em que a secretária Schmidt está mergulhada.


Publicidade