Reforma

Caiado na luta pela inclusão dos estados na reforma da Previdência

Governador consultou em Brasília líderes partidários sobre disposição de Câmara em votar PEC paralela apresentada pelo Senado


Altemar Santos
Do Mais Goiás | Em: 07/08/2019 às 15:12:08

Exame de Caiado para Covid-19 deu negativo (Foto: Divulgação)
Exame de Caiado para Covid-19 deu negativo (Foto: Divulgação)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) está empenhado em articular a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência que está sendo votada no Congresso Nacional. Caiado esteve ontem na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), onde sondou líderes partidários, especialmente do chamado centrão, sobre a disposição da Câmara aprovar uma proposta do Senado que inclua os demais entes federados na reforma. Ouviu de pelo menos três desses líderes, segundo a Folha de S. Paulo, que o cenário hoje é mais favorável a esse projeto.

O Senado deve tocar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) paralela que prevê a inclusão automática dos estados e municípios nas mudanças efetivadas pela reforma, assim que esta for aprovada definitivamente pelo Congresso.

Seria complicado para Caiado ter de fazer essas mudanças na Previdência em Goiás por meio da Assembleia Legislativa, pois ele não conta com uma maioria segura na Casa e os deputados estaduais estão mais sujeitos a pressão de suas bases. Além do mais, o governo já está muito desgastado com o funcionalismo devido aos problemas com a folha de pagamento.


Publicidade