M9
Maraisa Lima
Do Mais Goiás

Startups promovem curso gratuito para formação de liderança feminina

Evento incentiva o protagonismo feminino no mercado de trabalho

O mercado de trabalho vive um momento de turbulência devido à crise provocada pelo coronavírus, o que acentuou a taxa de desemprego principalmente entre as mulheres. Segundo um levantamento recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a participação feminina no mercado de trabalho brasileiro já é a menor registrada nos últimos 30 anos.

Menos mulheres empregadas, significa também menos mulheres em postos de liderança. Foi a preocupação com esse cenário que levou duas startups curitibanas, a Women Leadership em parceria com o unicórnio EBANX, a criar um evento com o objetivo de capacitar e inspirar mulheres de todo o Brasil para que desenvolvam habilidades que as preparem para assumir cargos de liderança em empresas da nova economia.

Totalmente online e gratuito, o ELAS LIDERAM: Semana de Liderança Feminina acontece de 08 a 12 de março. Aulas, rodas de conversas e histórias inspiradoras de líderes reconhecidas no mercado brasileiro fazem parte da programação.

Dentre os nomes mais aguardados no evento estão o da Head de Comunicação do LinkedIn, Erica Firmo, o da Diretora de Marketing Latam do TikTok, Kim Farrell e o da Coordenadora de Criação Licenciamento e Filmes da Netflix, Aline Lourena.

Liderança e desigualdade de gênero

A desigualdade de gênero no mercado de trabalho é uma realidade histórica. Há décadas as mulheres de todo o globo lutam por mais representatividade feminina e equidade salarial em diversas áreas de atuação.

Segundo a ONU Mulheres, órgão das Nações Unidas, apenas 21 países no mundo possuem mulheres ocupando o cargo de Chefe de Estado ou Governo.  E não para por aí, outros 119 países nunca tiveram sequer uma mulher em altos cargos de liderança.

A fundadora e CEO da Women Leadership, Isa Quartarolli, lembra que no ecossistema brasileiro de startups a realidade não é diferente. Em mais de 10 mil startups cadastradas na ABStartups – Associação Brasileira de Startups, apenas 15% tem participação feminina no corpo de fundadores.

“A desigualdade de gênero cria vários obstáculos para as mulheres no mercado de trabalho. Este cenário vem mudando, mas ainda temos um longo caminho e muitos desafios pela frente”, afirma Isa Quartarolli.

 Como participar do ELAS LIDERAM

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do evento, mas vale lembrar que as vagas são limitadas! O ELAS LIDERAM foi pensado para mulheres que:

  • Atuam em startups e empresas;
  • Atuam no setor de tecnologia;
  • Buscam uma posição de liderança, principalmente em empresas da nova economia;
  • Já estejam em uma posição de liderança e desejam aprimorar suas habilidades;
  • Estão em transição de carreira;
  • Se interessam pela temática liderança e carreira.

Além de oferecer um certificado de participação, o evento contará ainda com tradução simultânea em libras com o intuito de promover a inclusão do maior número de mulheres possível.

ELAS LIDERAM

Quando: De 08 a 12 de março de 2021.
Horário: Aulas ao vivo de terça a sexta-feira, das 19h00 às 20h00.

Inscrição: https://elas.womenleadership.com.br/