Carreira

Qual melhor ambiente para se criar networking?

No artigo, o especialista em Networking Daniel Noel afirma que bons relacionamentos podem ser “semeados” em locais inusitados


Maraisa Lima
Do Mais Goiás | Em: 21/02/2020 às 08:00:08

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Para iniciar nossa reflexão, é preciso entender a definição de Networking, cujo significado é muito confundido com o sentido de Network. De forma rápida e rasteira, Network significa ter uma rede de contatos e Networking é o processo e prática de manter e alimentar essa rede.

Há anos, tenho trabalhado em desconstruir a forma tradicional sobre como o Networking é feito, principalmente depois de estudar o comportamento das pessoas.

 Eu sempre via uma agressividade sutil, uma posição de caça às oportunidades com motivação egoísta por algum lado das partes, cuja intenção era facilmente reconhecida pela outra pessoa, gerando um sentimento mútuo de análise de moeda de troca, ou seja, “você quer algo, mas o que tem para me oferecer em troca é valioso para mim?”.

Minhas observações sobre esses comportamentos iniciaram ainda na minha adolescência, quando eu não fazia ideia do que era ou significava Networking, mas praticava de uma forma bem diferente.

Percebi que Networking não é sobre caçar, mas sobre plantar, semear.  Desde a minha adolescência, eu já o praticava, mas de uma forma bem diferente, sem fazer ideia do seu significado.

E a forma como passei a me relacionar com minha rede de amigos foi, sem dúvida, o divisor de águas da minha vida (para entender o contexto em que utilizei bastante Networking, ouça a entrevista que dei a este canal de podcast).

Cada construção de relacionamento deve ser vista como uma nova amizade a ser conquistada, daquelas que você pretende se doar à pessoa, criar laços e semear na vida dela oferecendo ajuda para crescimento em alguma área, ofertando seu talento de acordo com sua disponibilidade, e o mais importante (que parece loucura), sem esperar nada em troca.

Isso mesmo, quando faz algo sem esperar nada em troca, você toca a alma das pessoas e faz com que coisas maravilhosas te toquem de volta, muitas vezes de onde não se espera.

Parece até que espiritualizei o conceito de Networking, mas tudo tem a ver com a emoção e experiência que causamos na vida do outro. Quem, em sã consciência, ganharia algo de valor de outra pessoa e não a veria com excelentes olhos a ponto de não querer retribuir tanta gentileza?

Acredito profundamente que cada encontro é sagrado e que devemos deixar nossa melhor versão com as pessoas. Cada vez que você conversa com alguma pessoa, tem a oportunidade de conquistar ela para sua rede de relacionamentos de uma forma muito especial.

E é incrível como isso te faz ter oportunidades incríveis. Mas o que tudo o que falei até aqui tem a ver com o título do texto? TUDO. As dicas que explanei são leves e agradáveis, podendo ser usadas em qualquer ambiente que estiver.

Minhas maiores oportunidades de negócios surgiram em cafés descontraídos onde um amigo me apresentou alguém, ou mesmo na mesa de um bar, com os mais diversos temas sendo conversados.

Mas espera aí, eu Daniel Noel nem bebo nada alcoólico. Sim, mas o fato de eu não gostar de algo, estilo musical, balada, carnaval, e de repente cair nestes cenários por estar acompanhando algum bom amigo, não quer dizer que não posso aproveitar para construir minha rede de relacionamentos com pessoas incríveis que podem estar ali.

Construir relações de sucesso que se transformarão em excelentes oportunidades de negócios é tudo questão de conexão de propósitos, doação sadia e equilibrada de seus talentos e uma dose sem moderação de gentileza, que cabe em qualquer lugar e abre muitas portas.

Então, conheça pessoas, participe de muitos eventos, não dispense um happy hour só porque não bebe, fale sobre sua rotina, se interesse pela rotina do outro e deixe sempre sua melhor versão nas pessoas.

Daniel Noel é músico, produtor de eventos, coordenador TEDx e publicitário pela Universidade Anhembi Morumbi (SP). Usa o poder do Networking para fechar negócios.

Tópicos

    Publicidade