Tendência

Gamificação: descubra o que é e como aplicar em diversas áreas

Se você ainda não ouviu falar em gamificação, você precisa saber que essa tendência pode…

Se você ainda não ouviu falar em gamificação, você precisa saber que essa tendência pode proporcionar muitos benefícios para o seu negócio. No entanto, é importante entender como ela funciona e se realmente atende aos seus objetivos.

Caso você esteja em busca de uma estratégia que proporciona melhoria nos indicadores e aumento de engajamento de consumidores, então fazer investimento em gamificação pode ser uma ótima ideia!

Quando bem realizada, a gamificação consegue engajar os seus clientes e assim fazer com que eles comprem mais do seu negócio. Este é o principal objetivo da estratégia, motivar os seus potenciais clientes e fazer com que eles propagam a sua marca.

Mas com tantas estratégias de marketing disponíveis, fica um pouco difícil saber quais são todas elas e qual realmente é ideal e eficaz em proporcionar bons resultados. Logo, será que a gamificação é uma boa opção para a sua empresa?

Quer esclarecer essa dúvida? Confira o restante do post e entenda melhor como a gamificação funciona e como aplicá-la em diversas áreas!

 O que é gamificação

Gamificação, que é a tradução para gamification (inglês), é uma estratégia que utiliza elementos presentes em jogos para o desenvolvimento de design, e-commerce e desenvolvimento de aplicações.

Sabe quando éramos crianças e andávamos no meio-fio das ruas ou pulávamos “formas geométricas” no chão? Isso fazia com que a rotina diária se tornasse mais divertida. A mesma coisa acontece quando temos que preencher palavras-cruzadas. Fazemos isso para passar o tempo ou melhorar a nossa concentração.

E a gamificação se trata sobre isso! É uma estratégia que aplica a dinâmica presente em jogos para proporcionar engajamento e estimulação das pessoas e os princípios básicos são:

  • Objetivos claros;
  • Interação;
  • Diversão;
  • Competição saudável;
  • Desafio. 

Com estes princípios os usuários são motivados a encontrar mais sentido na realização de tarefas e assim se sentem mais estimulados para as executá-las de formas efetiva.

Quando falamos na aplicação de gamificação em empresas, estes princípios, são executados em setores de marketing, vendas, treinamento, e-commerce, recursos humanos, etc.

Quais benefícios a gamificação oferece para empresas?

Ao utilizar a estratégia de gamificação como marketing, ela proporcionará muitos benefícios para estimular os seus clientes. Sendo eles:

  • Criação de interação do cliente: a estratégia faz com que os usuários sejam mais engajados com a sua marca. A diversão faz com que os potenciais clientes sintam vontade de ampliar o relacionamento com a empresa. Você pode fazer isso ao incentivar os usuários a contarem mais sobre os seus problemas e desejos para que assim você possa conhecê-los com mais detalhes.
  • Incentivo para recomendações: quando o usuário é incentivado com algum tipo de premiação, ele gera recomendações. E usuários satisfeitos costumam falar para os seus amigos e parentes o quanto estão satisfeitos com uma marca, produto ou serviço. Quando falamos em redes sociais, o resultado é muito maior, já que as publicações são visíveis para muitas pessoas.
  • Aumento de vendas: com clientes engajados, satisfeitos e fazendo recomendações da sua marca, logo você obtém o aumento de vendas. No entanto, é importante que a estratégia aplicada seja empolgante para que os usuários realmente comprem mais da sua empresa.
  • Pode oferecer conteúdo educativo: com a gamificação, também é possível passar mais informações sobre os seus produtos e sua marca. Você pode informar os usuários sobre as funcionalidades do seu produto, ou os benefícios dos seus serviços.

Como aplicar a gamificação em um negócio

Para você aproveitar todos os benefícios que citamos acima, você precisará aplicar a gamificação de forma correta. Também é importante lembrar que a gamificação não deve anular estratégias de marketing digital. 

Para que você continue conseguindo bons resultados na internet, é fundamental que você mantenha as técnicas de SEO em dia.

Também não adianta nada você colocar todos os seus esforços na gamificação, se não oferece um site atraente para os visitantes. Se você acha que precisa melhorar o seu site, ou possui dúvidas de como ele deve ser para o seu público-alvo, procure por um bom desenvolvedor de sites para que juntos vocês consigam definir a melhor opção para os seus clientes.

E para aplicar a gamificação você deve:

  • Definir objetivos empresariais com jogos;
  • Entender e definir como os clientes irão se sentir recompensados (vouchers, cupons de desconto ou lista vip);
  • Determinar regras de pontuação;
  • Criar a estratégia e fazer a divulgação;
  • Planejar qual será o mecanismo para incentivar os consumidores a executarem as ações que você deseja e comprarem os seus produtos ou serviços;
  • Monitorar os resultados.

Isso significa que, para realmente conseguir aumentar as vendas, você terá que fazer um bom planejamento e entender as necessidades e desejos dos seus clientes.

Agora que você já sabe o que é gamificação, quais são os benefícios que proporcionar e como aplicar em sua empresa, também é importante lembrar, mais uma vez, a importância do marketing digital. Continua com as suas estratégias e sempre foque no seu público-alvo!