Mercado de Palestras

Curso gratuito ajuda a formar palestrantes memoráveis

A ideia é que o MasterClass Palestrante Memorável, criado por Tathiane Deândhela, ofereça conteúdos para as pessoas desenvolverem sua performance em tempos de quarentena.


Maraisa Lima
Do Mais Goiás | Em: 06/04/2020 às 13:26:00

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

A quarentena fez milhares de eventos serem adiados em todo o mundo. Em tempos de distanciamento social, muitos palestrantes estão se perguntando “e agora?”

Embora este seja um momento para cautela e cuidados, esta também será uma grande oportunidade para quem está ingressando no mercado agora. Isso porque os palestrantes mais experientes já estão recusando propostas, pois as agendas estão lotadas até o final do ano.

Então o que fazer para entrar no radar dos organizadores dos grandes eventos? Como utilizar este tempo da quarentena a seu favor?

Continue a leitura para descobrir como fechar seus primeiros contratos como palestrante mesmo durante o isolamento.

QUEM NÃO É VISTO, NÃO É LEMBRADO

 Sabe por que as pessoas dizem que “a propaganda é a alma do negócio”? Porque não adianta você ter o melhor produto do mundo se as pessoas não souberem disso!

A mesma coisa acontece com a sua carreira como palestrante.

Há quem tenha vergonha de postar nas redes sociais sobre o próprio trabalho, com medo de ser rotulado como “blogueirinha” ou “youtuber”. Eis aqui um efeito curioso em relação a isso: quem tem a atitude de publicar é quem mais tem destaque.

Eles podem até não ser os melhores, porém são grandes referências em seus mercados, justamente porque o público os conhece e sabe o que fazem!

Por isso, o primeiro passo para ser enxergado como palestrante é justamente se posicionar como um!

Desenvolva em suas redes um canal de comunicação focado no tema da sua palestra!

Conteúdo de qualidade é a chave para gerar interesse das pessoas certas.

COMO FAÇO PARA CRIAR UM CONTEÚDO ATRATIVO?

 Existem 3 passos principais de fazer com que o público se interesse pelo seu conteúdo:

  1. Estabelecer uma conexão direta com a realidade das pessoas com que você está conversando (para informar, para resolver ou criar um problema, etc);
  2. Ser uma novidade;
  3. Provocar uma emoção genuína.

Simples!

Então por que é tão difícil se destacar? O fato é que, apesar de simples, esse passo a passo não é fácil. Ele exige compreender a realidade das pessoas, saber o que mexe com os seus sentimentos.

É preciso de ter consciência de que você não está conversando com números, mas sim com pessoas!

Cada vídeo, cada live, cada texto… Tudo isso é um indicativo de quão bem você se sairá em uma palestra. Então, se o seu objetivo é atrair a atenção dos contratantes de palestrantes para eventos, dedique quanto tempo for necessário para produzir conteúdos de qualidade com consistência.

Neste artigo você vai encontrar um passo a passo para construir sua autoridade nas redes sociais.

 APRENDA COM OS OUTROS

Você não precisa enfiar o seu dedo na tomada para saber que dá choque.

Então observe atentamente o que a sua concorrência está fazendo.

As coisas boas e que dão certo merecem ser modeladas. Tenha em mente que modelar é diferente de copiar. Modelar é se inspirar no conteúdo para fazer à sua maneira, com a sua própria identidade.

Da mesma forma, entender quais são os erros cometido para evitá-los. É um exercício contínuo e, quanto mais você se dedica, mais fácil fica.

Fiz um post de 1º de Abril comentando os principais erros dos palestrantes iniciantes. Dá uma olhada lá para saber exatamente o que evitar!

APROVEITE O MOMENTO PARA SE DESENVOLVER

 Sabe o que fazem os atletas de destaque? Eles treinam mais que os outros.

Sabe o que fazem os grandes empresários para tornar suas marcas cada vez mais fortes? Eles estudam. O público, as estratégias, os cenários.

Quanto mais o profissional estudar e se desenvolver, mais desejado pelo mercado ele será.

Estude o tema da sua palestra, técnicas de oratória, postura e presença de palco.

Inclusive, dia 06 de abril (segunda-feira), começa a MasterClass Palestrante Memorável onde você pode aprender gratuitamente:

  • O método PSE e o que fazem os Palestrantes Profissionais para estarem sempre com as agendas lotadas;
  • Os principais erros que todo palestrante inicial comete e como se blindar de propostas enganosas desses mercado;
  • Conhecer as técnicas da persuasão capazes de te fazer irresistível para os contratantes de palestras;
  • Como funciona o ciclo de ouro do palestrante memorável para ter o verdadeiro destaque que você merece.

Você pode se inscrever neste link.

FOCO NA PRODUTIVIDADE!

 A grande verdade é que você nunca será um Palestrante Memorável se você não desenvolver um método para otimizar a sua produtividade, seja trabalhando de casa ou no escritório.

Por isso, aí vão algumas dicas para tirar o maior proveito do seu tempo durante o Home Office na quarentena:

Faça do tempo o seu melhor amigo

 Siga a mesma jornada que você tinha antes. Se o seu expediente começa às 8h e se encerra às 18h, é importante manter a mesma rotina (inclusive para as refeições).

Dedique-se ao trabalho da mesma, mesmo de casa. Isso evitará que você se sobrecarregue e ainda manterá bons resultados.

Lugar de pijama é na cama!

 Eu sei que parece tentador trabalhar de pijama e na cama.

Porém, quando você se veste como para um dia normal no escritório você manda uma mensagem clara para o seu cérebro de que o momento é de trabalhar (e não de descansar).

Não se deixe seduzir

 A TV está logo ali. O sofá. A cama. A louça. A geladeira.

Não há dúvidas que, em casa, temos muito mais distrações. Uma forma de combatê-las é utilizar a técnica do pomodoro: listar tarefas, definir um tempo para executá-las, e então tirar pequenos descansos. O ideal é definir um prazo de 45 minutos trabalhando com intervalos de 5 minutos. A cada 3 períodos produtivos, o descanso pode ser maior, de 15 minutos.

No meio disso tudo, ainda tem as redes sociais! Desligue as notificações em seu celular e faça log off de todas as redes no seu computador.

Se precisar de mais dicas, essa reportagem que dei ao G1 pode te ajudar bastante!

O VERDADEIRO SEGREDO PARA APROVEITAR A QUARENTENA

 Este é um momento desafiador para todos. Cuide de si mesmo: mantenha uma boa alimentação, beba bastante água, se possível faça exercícios. A cada 1 hora, levante-se e caminhe pela casa, estimulando o sangue a circular.

Tenha em mente que é preciso ser produtivo. E lembre-se também de que não é uma competição, e está tudo bem se permitir descansar.

O que não pode é se deixar levar pelos pensamentos sabotadores e pelas desculpas.

Afinal de contas, o futuro como palestrante memorável está sendo construído hoje! Cabe somente a você decidir se este futuro será de sucesso ou de frustrações.

Tathiane Deândhela é CEO no Instituto Deandhela, escritora, especialista em Produtividade, criadora do movimento Palestrante Memorável.

Tópicos

    Publicidade