Autoconhecimento

Confira oito dicas da psicologia para você se manter positivo na pandemia

Pensamentos positivos podem melhorar a saúde, ajudar no desempenho profissional, aumentar nossa autoconfiança e, com isso, até contribuir para conseguir um novo emprego.


Maraisa Lima
Do Mais Goiás | Em: 02/09/2020 às 08:30:41

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

A pandemia do coronavírus alterou repentinamente, e de maneira significativa, a rotina de boa parte da população mundial.

Esse “novo normal” gera medo, insegurança, incerteza, solidão, problemas de relacionamento para quem está isolado com a família e preocupações com as contas e o trabalho, por exemplo – em resumo, uma variedade de pensamentos negativos que não contribui em nada para resolver qualquer problema que já temos ou que poderemos vir a ter nesse futuro que insistimos em criar dentro da nossa mente.

“Esse cenário com tantas dificuldades acaba produzindo novos gatilhos emocionais que levam muitas pessoas a focarem apenas no lado negativo e esperarem sempre o pior da vida num momento de crise global como esse que vivemos.

Ainda assim, podemos escolher entre sermos reféns dessa negatividade, alimentando esses pensamentos com a nossa energia, atenção e dor, ou não”, diz a psicóloga Regina Tavares.

Segundo ela, esse é um dos pilares da inteligência emocional, tão discutida nos dias de hoje: a capacidade de saber lidar com os nossos sentimentos ruins e não permitir que eles assumam o controle da nossa vida.

E sentimentos e emoções, muitas vezes, são o simples resultado de algum pensamento, bom ou mal, que temos ao longo do dia. “Desenvolver pensamentos positivos é um exercício contínuo, uma escolha que sempre temos e que exige treinamento diário”, afirma Regina.

Qual o problema de ter pensamentos negativos frequentes?

O primeiro ponto importante é justamente a frequência deles, pois todo mundo, em algum momento, vai ter pensamentos ruins.

O que não pode acontecer é, no nosso “diálogo interno”, as negatividades sempre estarem mais presentes. A depressão, por exemplo, está associada a um excesso de pensamentos negativos.

O mesmo vale para a ansiedade, fonte de tantos problemas da vida atual. Existem pesquisas com atletas de várias modalidades associando um maior número de derrotas a quem tinha pensamentos negativos durante a competição, ou antes dela começar.

Há estudos científicos que mostram que pensamentos positivos podem melhorar a saúde, ajudar no desempenho profissional, aumentar nossa autoconfiança e, com isso, até contribuir para conseguir um novo emprego.

A psicóloga Regina Tavares sugere algumas dicas práticas e objetivas para quem deseja melhorar a qualidade dos seus pensamentos:

01 – Escolha não ser afetado pelos pensamentos negativos.

É inevitável que, diante de tristezas, perdas ou ameaças, as pessoas tenham pensamentos negativos. Faz parte do perfil do ser humano. O segredo para que isso não vire um problema a mais em nossas vidas é escolher não ser afetado por este tipo de pensamento.

“É preciso aprender a observar de fora o pensamento, encará-lo de frente, mas não ser ‘alimentado’ por ele. Faça uma autoanálise do pensamento negativo e do oposto dele. Depois imagine onde cada um deles poderá te levar, e faça sua escolha”, diz a psicóloga, acrescentando: “É fundamental entender se o tal pensamento negativo vai nos ajudar ou nos atrapalhar”.

02 – Desenvolva a prática contínua da gratidão

A prática diária e sincera do sentimento de gratidão traz muitos benefícios para a nossa vida, e um deles é exatamente afastar os pensamentos negativos.

Ser grato é apreciar de maneira verdadeira e reconhecer o que já somos ou conquistamos ao longo da vida e, por isso, esse sentimento contribui para nos conectar com algo maior do que nós mesmos, estando associado a emoções como felicidade, otimismo, esperança e, portanto, pensamentos positivos.

Além disso, ser grato é altamente saudável também para as pessoas ao nosso redor, por quem somos gratos – esse sentimento provoca uma corrente de emoções positivas capaz de afetar a vida de muita gente.

Para ser grato, é importante, todos os dias, refletir e relembrar de tudo que funciona na sua vida, tudo que você já possui, tudo que te faz feliz.

Quanto mais grato você for, mais positivos serão os seus pensamentos – e mais coisas boas você vai atrair.

03 – Pratique a resiliência

Resiliência é a capacidade de cada indivíduo lidar com seus próprios problemas do dia a dia, com pensamentos e comportamentos flexíveis, acreditando que tudo vai melhorar no futuro.

“Praticar resiliência é olhar de frente para o problema e perceber que poderia ser pior, entendendo que tudo tem o seu lado positivo”, aponta Regina Tavares.

“Esta pandemia, por exemplo, está provocando coisas ‘ruins’ para todo mundo, em maior ou menor escala. A pessoa resiliente sabe lidar de maneira positiva com essa situação depois que ela se concretiza, não deixando espaço para os pensamentos negativos causarem danos em sua mente e emoções”, acrescenta a psicóloga.

04 – Ofereça ajuda ao próximo

“Tem uma frase que eu venho repetindo e praticado bastante nos últimos tempos: seja parte da solução na sua vida e na das demais pessoas do planeta, e não dos problemas” destaca Regina Tavares.

“Quando você toma uma iniciativa para ajudar o outro, invariavelmente acaba encontrando pessoas com problemas mais graves do que o seu, e isso contribui para você se sentir grato pela sua vida, também diminuindo as chances de um pensamento negativo ficar se repetindo na sua mente”.

Segundo ela, sobretudo neste momento tão delicado que vive nosso planeta, ao ajudar o próximo, você se nutre da fonte maior e se fortalece ainda mais para solucionar seus próprios desafios.

05 – Assuma 100% de responsabilidade sobre as suas reações na vida

Pessoas que estão acostumadas a se vitimizarem e depositarem na conta do outro os seus próprios problemas vivem atormentadas por pensamentos negativos extremamente destrutivos.

“Vitimismo e pensamento negativo têm muito em comum. Entendendo que esses pensamentos só servem para atrair mais negatividades, você logo percebe que é você mesmo quem atrai tudo na sua vida. Assim, a mudança do pensamento vai mudar o que você vai atrair”, explica Regina.

06 – Trabalhe com prazer

Trabalhar no que gosta é fundamental para ser feliz e, consequentemente, ter pensamentos positivos. “Se você não ama o seu trabalho, e não pode mudar agora, encontre uma atividade paralela, que pode ser um hobby ou um serviço voluntário, que você seja capaz de realizar com paixão”.

07 – Viva com mais alegria

Viver com alegria e otimismo, mesmo ao enfrentar as dificuldades naturais do dia a dia, nos dá mais força para superar problemas e atrair situações e pensamentos positivos na nossa vida.

Rir muito (inclusive de si mesmo), brincar, cantar, dançar, manter iluminados seus sonhos e objetivos, comemorar bastante qualquer conquista (por menor que seja) – tudo isso são pontos que devemos estar muito atentos sempre porque estão diretamente ligados aos nossos sentimentos e emoções e, portanto, geram muitos pensamentos positivos.

Se manter nessa energia da alegria é um dos pilares mais importantes para manter e desenvolver novos pensamentos positivos na sua mente.

08 – Iniciativas mentais e espirituais

Existem terapias que podem ajudar a reduzir o estresse e eliminar pensamentos negativos. É o caso da Meditação.

Entre seus inúmeros benefícios já comprovados em pesquisas científicas, estão o estímulo aos sentimentos de empatia, bondade e compaixão em relação a si mesmo e ao próximo e, também, um aumento do bem-estar psicológico.

Da mesma forma, a Ioga une nossos aspectos físicos, emocionais e espirituais, trazendo bem-estar para o corpo e ajudando a pessoa a encontrar um caminho que leve a uma vida com um sentido mais profundo.

“Você tem um propósito maior de vida? É importante descobrir qual é para que as coisas façam mais sentido e você consiga viver com mais alegria. Meditação e Ioga são duas terapias que podem ajudar nessa busca”, sugere Regina.

Ela ainda recomenda a prática do Ho’oponopono, processo de cura havaiano que ajuda a eliminar memórias negativas e, com isso, abrir espaço na mente para os pensamentos positivos.

REGINA TAVARES é psicóloga clínica e organizacional, com mais de 20 anos de experiência. Master coach, pós-graduada em psicologia positiva e coaching, tem especialização em hipnose Ericksoniana e Dinâmicas Sistêmicas de Constelação. É, também, facilitadora de grupos de crescimento pessoal, practitioner em PNL, terapeuta homeopata com foco na abordagem psicossomática e tem especialização prática no processo de cura havaiano Ho’oponopono. Regina Tavares foi uma das principais responsáveis pela introdução e difusão do Ho’oponopono no Brasil nos últimos 12 anos, e conta com um extenso registro de resultados surpreendentes em clientes do Brasil e do Exterior. Em sua rotina de trabalho, Regina realiza cursos, palestras, seminários, atendimentos de coaching e psicoterapêuticos e produção de conteúdos relacionados ao seu trabalho – só no YouTube, ela soma mais de meio milhão de seguidores.


Publicidade