Branding

Como tornar sua marca pessoal atraente em 2021

A personal branding Érika Gonsales explica o passo a passo para construir um posicionamento adequado no ano novo


Maraisa Lima
Do Mais Goiás | Em: 30/12/2020 às 17:07:45

Imagem: Canva
Imagem: Canva

Não resta a menor dúvida de que ninguém esperava entrar em 2020 e ser surpreendido por uma pandemia que prejudicou milhões de pessoas em todas as áreas. Afinal, o próximo ano será parecido com o que estamos encerrando? A personal branding Érika Gonsales ensina como fazer um bom planejamento e não cair em armadilhas que a vida nos empurra.

“O ano de 2020 serviu para todo mundo como aprendizado. Mas mais do que isso, é um ano que elevou ainda mais a importância de alguns temas, como – estratégia, planejamento, desenvolvimento e inovação. Muitas pessoas que não se importavam com esses assuntos, passaram, pelo menos, a pensar sobre eles. Principalmente porque muitas delas precisaram desses conceitos e ferramentas para conseguir sair de uma situação, na qual foi pega desprevenida. Esse foi o reflexo da pandemia para milhões de pessoas, pois as consequências vieram e doeram no bolso, através da falta de perspectiva financeira, impactando muito nas carreiras e profissões. Para prevenir futuros imprevistos, é necessário realizar uma revisão, definir sua estratégia e elaborar o plano para o futuro. Para qualquer tipo de situação – pessoal ou profissional – e prazo – curto, médio ou longo”, ressalta Érika Gonsales.

Confira três passos para entrar 2021 com um ótimo planejamento:

1 – Revisão do ano de 2020

Relembre todos os momentos do seu ano no âmbito trimestral, mensal, semanal, ou como preferir, e escreva quais fatos e acontecimentos foram os mais importantes. Liste as três maiores realizações:

  • O que você fez para alcançá-las?
  • Quem ajudou você a alcançá-las?
  • Como isso aconteceu?
  • Em seguida, faça uma lista de seus maiores desafios enfrentados:
  • Quem ou o que ajudou você a superar esses desafios?
  • O que você aprendeu sobre si mesmo enquanto esperava esses desafios?
  • Defina o seu ano de 2020 em três palavras.

2 – Quem é você e aonde deseja chegar?

Quem sou eu – O que você ama fazer? O que as pessoas precisam, de acordo com a sua visão?  Em que você é bom/boa? Pelo o que você pode ser remunerado para fazer? Três coisas que você está pronto (a) para se livrar?

Aonde desejo chegar – Complete as frases:

  • Em 2021, eu não procrastinarei mais em…
  • Em 2021, eu vou extrair mais energia de…
  • Meu conselho para mim mesma em 2021 é…
  • O ano de 2021 será especial para mim porque…
  • Como me vejo em 2021? O que vou realizar?
  • Essas pessoas vão me ajudar, caso eu precise de ajuda…

3 – Plano para o futuro

Esse é o momento de utilizar todas as informações extraídas dos momentos anteriores e fazer o seu planejamento.

  • O que você precisa desenvolver?
  • Quais são as suas necessidades?
  • Quais são as pessoas que você precisa de ajuda?
  • Que tipo de recurso você precisa (tempo, dinheiro, conhecimento)?
  • O que você pode começar a fazer?
  • Quais serão os pequenos passos que você precisa dar em direção ao seu objetivo maior para o próximo ano?

Importância do planejamento

Um passo importante que você jamais pode deixar de fazer é estabelecer um objetivo, pois sem isso seria a mesma coisa que entrar em um carro desgovernado, e não se planejar. Mesmo que entre no veículo, é preciso saber o caminho a seguir. Portanto, ter uma vida pessoal e profissional sem destino é como desperdiçar o nosso precioso tempo. Portanto, assuma o rumo e o controle da sua vida.

“Cuidado com as distrações. Caso você esteja focado, sabendo a direção e o rumo a ser tomado, consciente do que é preciso fazer, você dificilmente será abduzido pelas armadilhas do caminho. Por mais que você se deixe levar no começo, vai sentir o distanciamento do seu objetivo e logo volta para o rumo. Além disso, toda a revisão feita do período anterior é também base e alerta para situações semelhantes futuras, ou seja, se aprendeu algo com o que passou, com certeza não repetirá o comportamento no futuro”, alerta Érika.

É muito comum, em períodos de grande caos, as pessoas se apavorarem e esquecerem daquilo que as mantêm firmes na rota. Geralmente, quando nos encontramos nesse tipo de situação, temos a tendência de olhar para fora mudando o nosso foco do interno para o externo. Quando isso acontece, damos mais importância ao outro do que a nós mesmos.

Sendo assim, o que enxergamos é exatamente um mercado saturado, concorrência intensa, sem diferenciação, baixa lucratividade (devido à alta pressão por preços), marcas mal posicionadas e sem estratégia, ações inconsistentes. Um verdadeiro caos. Parece que em uma situação como essa é quase impossível se destacar. Mas com um olhar para dentro, com estratégia e planejamento, é possível mudar o rumo dessa história. Para isso, você precisa ter claro:

  • A sua história, experiência adquirida até o momento
  • Seus talentos, conhecimentos e habilidades
  • Seus valores inegociáveis
  • O seu ponto de excelência – a intersecção dos três pilares: ser apaixonado por algo; ser o melhor nisso; e algo que possa te dar retorno financeiro.

“O mundo mudou e estamos vivendo um ‘novo normal’, ou seja, você deve ficar cada vez mais atento às mudanças no comportamento das pessoas, pois os impactos da COVID-19 foram tão intensos que causaram mudanças drásticas na forma como as pessoas enxergam e lidam com produtos e serviços. Além disso, estar sempre atento aos diversos relatórios e pesquisas de institutos que divulgam informações sobre esse tema (e outros diversos), para que esteja sempre antenado e em posse de informações que possam ser utilizadas ao longo do ano para tomada de decisões”, finaliza.

Sobre Érika Gonsales

Érika Gonsales é graduada pela ESPM em administração com ênfase em marketing, especialização em CRM (customer relationship management), pós-graduada em Gestão de Negócios de Marketing e estrategista em personal branding pela FAAP. Ela também é ex-executiva da Nestlé, Unilever, Sadia, Hypermarcas e Coty.

Tópicos

    Publicidade