Lançamento

Canal de podcast goiano discute racismo no cinema em episódio de estreia

Conteúdo inovador para cinéfilos e Jornalismo nerd estão entre os temas abordados pelo Moviecast


Maraisa Lima
Do Mais Goiás | Em: 19/06/2020 às 15:02:12

Foto: Reprodução filme
Foto: Reprodução filme "Olhos que Condenam"

Grupo de jornalistas goianos lança podcast focado em análises e debates sobre cinema, séries e universo nerd. Disponível no Spotify e Google Podcasts, o MovieCast possui uma linguagem simples que atende quem já possui familiaridade com a cena cinematográfica e aqueles que querem entender mais esses assuntos.

moviecast

Cada episódio tem duração de 30 a 40 minutos e vai ao ar às sextas-feiras, pela manhã. Toda semana, especialistas de diferentes áreas, com mediação jornalística, debatem temas importantes que estão por trás das telas, como machismo, sociedade, feminismo, política e até economia. Sem contar as dicas de filmes e séries do momento.

O MovieCast cumpre um papel salutar de denunciar, cutucar a ferida e discutir assuntos polêmicos e abordados de forma superficial. Tudo isso feito sob a ótica cinematográfica, que cria toda uma aura de entendimento mais profundo sobre a sétima arte.

 Equipe de estreia

A primeira apresentação ficou por conta dos jornalistas Blender Barbosa, o Beniboy, e da Kamilla Oliveira. A ativista e estudante de Relações Públicas, Jaque Costa, também integrou a primeira locução. A ideia é que a cada episódio, outros membros da equipe sejam apresentados, com o intuito de enriquecer o debate. Confira o trailer!

 Primeiro Episódio: Racismo no Cinema

 Em comemoração ao Dia Nacional do Cinema – celebrado em 19 de junho -, o primeiro episódio já está no ar e promove um bate-papo sobre racismo no cinema.

podcast moviecast

O lançamento conta com a participação da cineasta Larissa Fernandes, da cientista social Gessyca Rocha e da ativista do Movimento Negro e historiadora Lavínia Mendes. Mulheres negras que apresentam suas perspectivas de raça e preconceito na indústria audiovisual.

Larissa, em sua fala, traz uma análise direta e precisa sobre como o racismo é visto e sentido na cena e qual a realidade do profissional negro dentro do audiovisual.

Gessyca, por sua vez, nos leva a questionar estruturas sociais as quais possuem o racismo tão enraizado que fica difícil discernir e diferenciar por conta da piada. Já Lavínia, com toda sua capacidade técnica e ativismo, apresenta uma fala rica de questionamentos sobre o negro em sociedade.

Podcast incentiva autoanálise do senso comum

Você já parou para pensar quantas produções do audiovisual, seja nacional ou internacional, possuem o negro em papéis de destaque? Você já se questionou o motivo de o negro ser sempre abordado de maneira inferior ou submissa ao branco?

No primeiro episódio do MovieCast, essa problematização é levantada com o intuito de conscientizar o ouvinte e evidenciar uma realidade que, muitas vezes, é negada.

O objetivo do conteúdo é, ainda, educar e propor uma autoanálise de consumo. Afinal se o cinema replica preconceitos e estereótipos racistas é porque existe público cativo para consumir esse conteúdo.

Conforme é evidenciado, toda a estrutura social possui vestígios, escancarados, de racismo. Seja de forma velada ou direta, o cinema, por ser um espelho da realidade, acaba absorvendo esses discursos, tanto a partir da ótica do roteiro, da direção e até da atuação.

Protestos contra o racismo

Nas últimas semanas, milhares de pessoas foram às ruas protestar contra a morte de pessoas negras.

O mundo sofre um retrocesso, em especial pelo avanço de políticas extrema-direitistas, que acabam focando no espectro econômica nacional e deixando de lado debates sociais tão importantes. Portanto, o primeiro EP é dedicado a todas as vidas negras.

Serviço

  • Lançamento MovieCast – o melhor conteúdo para cinéfilos
  • Estreia: 19 de junho, sexta-feira
  • Onde: Spotify e Google Podcasts
  • Investimento: gratuito
  • Sugestão de temas: [email protected]
  • Whatsapp: +55 (62) 9 8164-3759
Tópicos

    Publicidade