Carreira

5 dicas para te ajudar a conseguir um trabalho mesmo na pandemia

Consultora da RH revela dicas imprescindíveis para se sobressair na recolocação profissional


Maraisa Lima
Do Mais Goiás | Em: 26/05/2020 às 20:23:07

Imagem: Free Pik
Imagem: Free Pik

Estamos vivendo um momento que tem gerado grandes impactos mundialmente, no nível social, emocional, econômico e político. Neste contexto, de tantas mudanças, conseguir um trabalho se tornou ainda mais desafiador.

Isso porque a pandemia trouxe uma dura realidade para o mercado de trabalho: a taxa de desemprego, que já era alta, cresceu consideravelmente.

Muitas empresas para sobreviver tiveram que mexer no seu time e demitir funcionários. Com isso, muitas pessoas estão nesse momento buscando novas oportunidades de trabalho.

Para algumas áreas como saúde, tecnologia e negócios online, o mercado está aquecido e gerando oportunidade de trabalho. Por outro lado, setores da economia como comércio, educação e serviços, que envolvem principalmente a aglomeração de pessoas, estão tendo que congelar suas vagas, se reinventar e buscar novas alternativas de gerar lucro para conseguir se manter.

Com as pessoas não está sendo diferente. Muitas foram desligadas do tão sonhado emprego, já outras, estão aproveitando o momento para se planejar para o “novo”.

Nesse contexto de busca por novas oportunidades de trabalho, os candidatos, precisam se preparar para quando o mercado voltar a se reaquecer. E o que vai diferenciar um candidato de outro, pode ser apenas um detalhe!

Para isso, listei 5 dicas bem práticas que podem fazer a diferença no momento de um processo seletivo e fazer com que o candidato esteja mais preparado e mais assertivo.

1. Autoconhecimento

Separe um tempo para pensar no que você tem de melhor! Saiba dizer também o que possui de pontos de melhoria, afinal, ninguém é perfeito. Além disso, mostre como tem trabalhado para se desenvolver nesses aspectos.
Pense também em como você se vê e como é reconhecido por seus colegas e gestores em experiências anteriores.

Liste e se prepare para falar quais são suas principais habilidades, seus sonhos, objetivos e planos de curto, médio e longo prazo.

2. Planejamento

Pense na sua carreira. Pensou? Agora responda a seguinte pergunta: o que deseja para seu futuro profissional?

Com base na sua reposta, liste:

  • Quais empresas gostaria de trabalhar?
  • Qual é a sua pretensão salarial? Pense sempre qual o mínimo você precisar para viver e qual seu objetivo salarial, quanto realmente quer ganhar. Caso fique na dúvida, pesquise no mercado quanto se paga para um profissional em oportunidades semelhantes à que busca. Isso pode servir de parâmetro para você
  • Tipo de ambiente e cultura da organização. Você consegue perceber esse quesito por meio das redes sociais, de depoimentos de ex-colaboradores e até em sites que possuem depoimentos de pessoas que já trabalharam lá
  • Localidade: próximo da sua casa, outro estado ou se será indiferente para você
  • Cargo, se deseja atuar como auxiliar, assistente, analista ou gestor e quais as competências necessárias para ocupar essa posição.

Vá em busca disso! Não aceite qualquer vaga!!

Lembre-se, estamos falando do seu futuro e você é o responsável por conduzir.

3. Networking

Fortaleça sua rede de contatos. Pense em pessoas que podem te ajudar a conseguir um emprego.

Diga sobre seu momento e seus planos para o futuro! E claro, se tudo der certo com alguma indicação, faça questão de agradecer.

E o mais importante da sua rede de relacionamento é que você deve sempre estar em contato, e não só quando estiver precisando.

4. Currículo:

  • Deve ser objetivo
  • Foto, somente se no anúncio da vaga for solicitada
  • Personalizado para a vaga de interesse
  • As experiências mais recentes devem ser listadas primeiro e em sequência as demais
  • Especifique tempo que passou em cada uma das empresas
  • Liste as atividades, contribuições, resultados e projetos desenvolvidos nas empresas que atuou
  • Faça sempre uma revisão antes de enviar e garanta que esteja atualizado.

    Lembre-se: o papel aceita tudo, mas depois você terá que sustentar!

5. Entrevista

Encare esse momento com seriedade, porém, sem desespero.

Prepare-se buscando informações sobre a empresa e estruture o que pode ressaltar sobre você ao longo desse bate-papo que fará de você o candidato ideal!

Seja pontual, verdadeiro e leve o sorriso no rosto, ele sempre é bem-vindo e abre portas!

Desejo uma jornada de muito sucesso, boa sorte!

denise leão_conseguir trabalho

Denise Leão é administradora, especialista em Gestão de Pessoas e em Liderança e Gestão Organizacional. É gestora de Treinamento no IPOG, professora de MBA, palestrante e consultora de RH.

Tópicos

    Publicidade