Eleições 2020

Vitória expressiva de Mendanha o credencia para 2022

Prefeito é reeleito de forma maiúscula em Aparecida de Goiânia


Pablo Kossa
Do Mais Goiás | Em: 17/11/2020 às 12:22:10

Mendanha celebra vitória em Aparecida (Foto: Wigor Vieira/Divulgação)
Mendanha celebra vitória em Aparecida (Foto: Wigor Vieira/Divulgação)

Foi um atropelo. Gustavo Mendanha teve a maior vitória proporcional do país com 95,81% dos votos válidos em Aparecida de Goiânia. Deixou a concorrência comendo poeira e, com um índice tão expressivo, é natural que comece a planejar voos mais altos para as próximas eleições.

A votação acachapante coroa não só o primeiro mandato, mas também os oito anos anteriores de administração de Maguito Vilela, padrinho político de Mendanha, no importante município goiano. Caso o atual prefeito conclua o mandato para o qual foi reeleito, totalizarão 16 anos com o MDB no poder. Não é pouco.

Digo que Mendanha pode não concluir o mandato pois existe 2022 no meio do caminho do prefeito. Ele já é colocado como um possível protagonista para esse pleito.

A tendência é que Ronaldo Caiado venha para a reeleição. Quem está sentado na cadeira já parte com favoritismo natural. No cenário atual, com os Vilela no comando do MDB, é pouco provável uma aliança com o governador. Logo, o partido precisaria de alguém para concorrer ao Palácio das Esmeraldas.

Mendanha preenche alguns pré-requisitos interessantes para entrar na disputa. Juventude, experiência administrativa e família com história na política. Além disso, o MDB não tem porte para abdicar da disputa. O partido tem estrutura, militância e capilaridade no estado.

Se perder para Caiado, as consequências não são dramáticas. Sua história em Aparecida de Goiânia já está escrita e ele continua como liderança relevante na cidade. Em 2022, terá 40 anos de idade e estará mais conhecido pelo pelo estado depois da campanha. Está no jogo para todos os projetos políticos dali em diante com muita lenha pra queimar.

E se ganhar? Bem, esse é um risco que se corre quando se disputa uma eleição.


Publicidade