Kossa Aqui
Pablo Kossa
Do Mais Goiás

Problemas do Entorno do Distrito Federal precisam de solução conjunta

É impossível para Goiás prestar sozinho todos serviços que população que vive em função de Brasília necessita

Ronaldo Caiado e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (Foto: Reprodução/Metrópoles)
Ronaldo Caiado e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (Foto: Reprodução/Metrópoles)

Completamente sem sentido, desprovida de dignidade e em tom de ameaça vulgar, que revela falta de empatia com a dor alheia, a declaração do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha. Ele afirmou que pode fechar a divisa e impedir o tráfego de goianos e o quadradinho cercado de Goiás por todos os lados. Se fosse uma declaração de um qualquer, já seria chinfrim além da conta. Em se tratando de um governador, é de irresponsabilidade gritante.

Os problemas do Entorno do DF são gravíssimos, vêm de décadas e precisam sim de resolução urgente. Mas é impossível para Goiás dar conta dos mesmos sozinho. Até por que a inegável situação dramática de quem ali vive não foi criada por Goiás, mas sim pelo DF.

Percentual expressivo de quem mora na região só está ali por exclusão social, por não conseguir arcar com a pequena fortuna que é habitar um local próximo ao Plano Piloto. Eles moram em Goiás, mas vivem Brasília. Trabalham no quadradinho, consomem no quadradinho, sonham com uma ascensão social dentro do quadradinho, deixam seus impostos no quadradinho e voltam para dormir em Goiás. No dia seguinte, tudo de novo.

Negar vaga hospitalar para pacientes de covid-19 e ameaçar fechar a divisa mostra o quão tacanha é a visão de mundo de Ibaneis. Além da evidente crueldade, não compreende o Entorno como algo mais amplo, que precisa de união para garantir uma qualidade de vida satisfatória à população.

Só teremos uma solução real para os inegáveis dramas de quem ali vive quando tivermos uma ação conjunta encabeçada pela União e com responsabilidade compartilhada com os governos de Goiás e DF. Cada um agindo naquilo que lhe for incumbido, coordenado pelo Governo Federal, com recursos vindos das três partes.

Só com algo integrado, financiamento conjunto e responsabilidades compartilhadas conseguiremos melhorar o Entorno. Bravatas como a que Ibaneis proferiu não ajudam. Só acirram os ânimos. Enquanto a população enfrenta todos os problemas que enfrentam.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: reprodução/Metrópoles