Política

Maguito não tem condições de validar secretariado

Saúde em estado delicado não permite a prefeito eleito decisões administrativas


Pablo Kossa
Do Mais Goiás | Em: 23/12/2020 às 13:09:20


O vice-prefeito eleito de Goiânia Rogério Cruz afirmou que o prefeito Maguito Vilela irá validar a lista de secretários que ocuparão os cargos de liderança do Paço Municipal com gestos. Hum… Não há a menor condição disso acontecer.

Em entrevista ao jornal O Popular, Cruz explicou a estratégia. Maguito tem momentos de despertar em sua lenta recuperação. Numa dessas ocasiões, seria apresentada ao enfermo a lista e ele anuiria ou não com o rol de escolhidos.

Bem… Isso é uma baita conversa fiada. Acredite quem quiser história. Não há possibilidade alguma de Maguito concordar ou discordar de qualquer decisão administrativa.

A fala de Cruz tem como único intuito conferir legitimidade aos que começarão a trabalhar em seus cargos a partir de 1º de janeiro de 2021.

Maguito está em situação melhor do que já esteve, é verdade. Mas não dá para escamotear: ainda muito grave. Com sedação leve, ele está trasqueotomizado. Ou seja, com um tubo inserido na traqueia por onde é feita a ventilação mecânica.

Tem momentos de despertar. Isso não quer dizer consciência. Ele pode estar com olho aberto, responder a estímulos básicos, mas não consegue articular concordância ou discordância perante qualquer pergunta que lhe seja apresentada.

Além de não existir possibilidades concretas da participação de Maguito em qualquer decisão, isso ainda seria altamente temerário. Toda energia do prefeito eleito deve ser dispendida na própria recuperação. Desviar o foco do enfermo disso é uma temeridade.

Não é inventando conversa fiada que Cruz vai conquistar a legitimidade para exercer o cargo para o qual foi eleito. Sim, foi eleito. Todo goianiense que digitou 15 no segundo turno viu não só a face de Maguito na urna eletrônica, mas também a de Cruz. Se o prefeito eleito demorar a assumir de fato sua cadeira, como tudo leva a crer que vai acontecer, o vice tem que tocar o trabalho da forma que entende melhor.

Não é bonito tentar fazer o povo de trouxa, Cruz. Até por que de trouxa, só temos o rebolado.


Publicidade