Eleições EUA

Biden x Trump: a democracia ocidental na encruzilhada

Mundo acompanha o desenrolar das urnas nos EUA com apreensão


Pablo Kossa
Do Mais Goiás | Em: 03/11/2020 às 10:35:12

o governo de Donald Trump deu sinal verde para o início da transição formal do poder ao presidente eleito, Joe Biden
o governo de Donald Trump deu sinal verde para o início da transição formal do poder ao presidente eleito, Joe Biden

Quem se preocupa com a qualidade da democracia no mundo está atento ao que acontece hoje nos Estados Unidos. É provável que na madrugada de terça para quarta saibamos quem será o morador da Casa Branca pelos próximos quatro anos.

O mundo está apreensivo. Nunca uma escolha estadunidense foi tão crucial para a democracia liberal mundo afora.

Não há dúvidas que a reeleição de Donald Trump intensifica a erosão dos pilares democráticos em países onde as instituições não são robustas como as ianques. Sim, pode colocar o nosso Brasilzão nesse rol.

O favoritismo é de Joe Biden. Mas todos estão com as barbas de molho, com receio de cravar certeza da vitória dos azuis e passar vergonha. Impossível nos esquecermos de 2016. A derrota de Hillary Clinton ainda ecoa. Sabe como é, cachorro picado por cobra tem medo de linguiça. Prudência e caldo de galinha não faz mal nessas horas.

O primeiro indício de quem será o vencedor deve vir do resultado da Flórida. Se Trump não levar os delegados do ensolarado estado, sua vida vai ficar muito complicada.

Sei que você quer saber o que eu acho que vai acontecer. Não vou fugir da raia. Para responder sem rodeios, acho que Biden leva. Se aposto dois reais nisso, é claro que não. Sei o quanto tenho que trabalhar para virar esses dois reais. E não estou disposto a lhe entregar essa quantia assim de graça.

Os dados estão rolando na mesa. O mundo democrático acompanha o jogo com toda tensão possível.

Qual sua aposta?

PS: Hoje começo minha trajetória aqui no Mais Goiás. Uma honra sem tamanho fazer parte desse valoroso time. Muito obrigado aos editores pela confiança. Que essa história dure anos. Vou me esforçar muito para que meu trabalho colabore para que o portal cresça cada vez mais.


Publicidade