Jorge Lima
Do Mais Goiás

Maguito: a imagem da esperança!

É através das imagens que decidimos o que comer, comprar, vestir, investir, amar, desejar e, o mais comum, odiar.

“Uma imagem vale mais que mil palavras” a autoria dessa frase é atribuída ao filósofo chinês Confúcio quando explicava aos seus discípulos sobre a importância da imagem, que essa não tem apenas ela em si, mas é carregada de complexos significados, precisando de dedicação e atenção para apreender todos ou pelo menos os principais.

Muito embora Confúcio tenha vivido entre 552 e 479 a.C, seu pensamento nunca foi tão atual. Tanto que o professor Nicholas Mirzoeff acredita que as imagens carregam em si e nas suas conexões a maneira moderna de visualizar a existência. Noutras palavras nossa sociedade é visual, as imagens estão em tudo e por toda parte compondo os sentidos do cotidiano.

É através das imagens que decidimos o que comer, comprar, vestir, investir, amar, desejar e, o mais comum, odiar. Sim, odiar, as visualizadas da banalização do mal estão em alta ou, talvez, nunca tenham perdido posição tão elevada.

Nessa panaceia de imagens encontramos as imagens da esperança, do viver, da superação e do desejo humano de vencer as grandes dificuldades. Ainda bem que não existem apenas imagens da banalidade do mal, existem muitas imagens da esperança que carregam em si e nos seus significados uma importante mensagem de que a vida é possível.

O meio político produz muitas dessas imagens tanto do mal, quanto da esperança, isso porque as nossas vidas dependem da política e da atuação dos eleitos. Talvez por isso as imagens que envolvam agentes políticos invadam constantemente nossas redes; ora nos apavorando, ora nos preenchendo de esperança.

Entre as imagens da política uma tem se tornado um signo de esperança e enfrentamento à imagem da morte (covid-19). Uma imagem que suscita o nosso melhor: desejos de saúde, pronta recuperação, retorno, fortaleza, triunfo, vida longa, orações, e um desejo de superação comum à uma multidão sem fim.

Os parágrafos anteriores e tudo o que possa ser escrito têm relação às imagens do prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, que há mais de 80 dias luta contra a covid-19. Que ele se recupere logo e que sua imagem de vencedor circule por toda a parte levando aos corações aflitos uma mensagem importante: a esperança triunfou, Maguito venceu a doença!