Energia Goiás

Cerca dos 30% dos acidentes com rede elétrica acontecem na zona rural, diz Enel

Em 2021, a distribuidora informa que 10% dos acidentes com rede elétrica aconteceram na zona rural

Cerca dos 30% dos acidentes com rede elétrica acontecem na zona rural, diz Enel (Marcello Casal jr/Agência Brasil)
Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil

Estudo realizado pela Enel revela que cerca de 30% dos acidentes com rede elétrica em 2020 aconteceram na zona rural. Em relação a 2021, esse percentual já corresponde a 10%. Por isso, a distribuidora divulgou um alerta sobre os cuidados necessários para se executar as tarefas diárias no campo com segurança e deu 10 dicas para se atuar nesses locais.

  1. Planejamento é fundamental para garantir a segurança de todos. Observar as dimensões do maquinário e da rede elétrica permitirá a distância segura para o trabalho.
  2. Faixas de servidão são as faixas de terra sem vegetação que acompanham as linhas de energia. Não trabalhe nessas áreas e evite riscos.
  3. Os estais são cabos de aço que prendem os postes ao chão. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados nem mudados de lugar. Atenção ao desviar deles com o maquinário.
  4. Caso o veículo encoste na rede elétrica, o motorista deve aguardar sem sair do veículo e entrar em contato, imediatamente, com a distribuidora de energia. Nessa ação, é necessário o desligamento da rede elétrica.
  5. Nunca estacione máquinas nem opere caminhões basculantes/ caçambas debaixo da rede elétrica.
  6. Não realize queimadas perto da rede de energia. Elas podem danificar as estruturas e provocar o rompimento de cabos, interrompendo o fornecimento de energia. Faça o aceiro e evite que a propagação de algum incêndio atinja a rede e coloque pessoas em risco.
  7. Atenção com os equipamentos de irrigação, se os jatos de água atingirem a rede elétrica pode ocasionar curto-circuito e acidentes.
  8. Não realize a poda de galhos que estejam próximos à rede elétrica, esse trabalho deve ser realizado pela distribuidora de energia. Se for necessário, entre em contato com a Enel pelos canais de atendimento.
  9. Não se aproxime ou encoste em fios elétricos caídos no chão. Sinalize a área para outra pessoa não se aproximar e avise a distribuidora de energia.
  10. Separe e aterre as cercas da propriedade. Isso vai escoar a energia elétrica para o solo e não pelo arame, caso algum cabo caia sobre a cerca.

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Goiás podem entrar em contato com a Elena, a assistente virtual da Enel no WhatsApp: (21) 99601-9608; aplicativo Enel Goiás, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (https://apple.co/2MyhjVr) e Android (http://bit.ly/2yVF6Nd); pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (https://www.facebook.com/EnelClientesBR/) e Twitter (https://twitter.com/enelclientesbr); ou ainda pela Central de Atendimento (0800-62-0196).