Dose Diária
Do Mais Goiás

Cuidado: Você pode estar se autossabotando.

A autossabotagem pode começar de forma sutil e com o tempo pode se enraizar na vida de uma pessoa ao ponto de levá-la ao tal do fundo do poço.

Autossabotagem é qualquer ação que atrapalhe sua intenção. É quando você prejudica a si mesmo deixando de fazer o que tem de fazer ou o que se propôs a fazer, pois seus comportamentos o impedem.

O que acontece é que às vezes a pessoa sequer percebe que está se sabotando. A autossabotagem pode começar de forma sutil, com um simples empecilho para não ter de cumprir alguma meta ou realizar determinada tarefa, e com o tempo, pode se enraizar na vida de uma pessoa ao ponto de levá-la ao tal do fundo do poço.

Mas então, como identificar a autossabotagem e o que fazer para evitá-la?

Um autossabotador sente que é uma fraude, por isso tem medo de ter sucesso ou de ser revelado. E como ele lida com isso?

– Procrastinando tarefas importantes;

– Comendo compulsivamente;

– Bebendo ou usando alguma droga com frequência.

Uma pessoa que se sabota nunca se sente boa o suficiente. Ela tende a focar mais no lado negativo das coisas, a esperar sempre pelo pior e, não só isso: ela tende a preparar-se para o pior.

Essa preparação está ligada à necessidade de ter tudo sob controle. Para um autossabotador, é melhor fracassar e ter controle sobre isso do que deixar a possibilidade de sucesso fluir e, no fim das contas, não conseguir aquilo que desejava. Afinal, a falta de controle sobre o que irá acontecer nos deixa vulneráveis.

A seguir, eu cito algumas formas de te ajudar a quebrar esse ciclo da autossabotagem:

  1. Não se conforme com o nada.

Não foque em grandes feitos, lembre-se que se você evoluir 1% a cada dia, no final de um ano você terá crescido 365%.

  1. Comprometa-se.

Já que se comprometer com sua própria vida não tem sido o bastante, se comprometa com outras pessoas. Diga que fará aquilo por ela e que ela pode te cobrar. Acredite, ajuda!

  1. Conhece-te a ti mesmo.

O comportamento de autossabotagem prospera na confusão interior e na falta de identidade. Se você não sabe quem você realmente é, é fácil se convencer de que você quer algo que você não quer. Conheça a si mesmo tão bem que não haja mais espaço para se enganar e fazer o que você não quer.