Dose Diária
Do Mais Goiás

As 7 habilidades exponenciais

Descubra as principais habilidades que uma pessoa em crescimento exponente precisa ter, para se destacar nos dias de hoje.

Fonte: Internet

Você tem clareza de quais são suas habilidades e quais delas tem potencializado seu crescimento e sua evolução?

Parece até um assunto banal, mas não é. Conhecer seus pontos fortes e pontos fracos é necessário para um bom desempenho pessoal e profissional, e consequentemente para uma boa qualidade de vida.

E foi pensando nisso que eu resumi um assunto discutido em uma sala no app ClubHouse, criada pelo Pablo Marçal e muito bem integrada com várias outras “cabeças pensantes”, na qual estava sendo discutida as 7 habilidades necessárias para uma pessoa em constante evolução, de acordo com suas opiniões pessoais.

Eu anotei alguns pontos e trouxe pra vocês pois acredito que são habilidades totalmente treináveis e de extrema necessárias para todos nós, sendo elas:

1ª – Comunicação: É a base das relações humanas. Comunicar é desvendar códigos, clarificar mensagens, tornar as coisas comuns entre o locutor e o interlocutor. Para uma comunicação mais assertiva é necessário que você: Tenha conhecimento sobre o assunto pois desta forma você terá mais autoconfiança e consequentemente mais credibilidade; Seja claro e direto, não fique com rodeios nem com encheção de linguiça; Preste atenção na sua expressão corporal, pois, o corpo também se comunica; Use ferramentas para facilitar a compreensão do receptor como entonação de voz, gestos e expressões faciais.

2ª – Protagonismo: É se identificar como autor da própria história. Um pessoas autorresponsável sabe que precisa se livrar do vitimismo para dar lugar ao protagonismo, pois, quem é bom em transferir culpa não é bom em mais nada.

3ª – Pensamento estratégico: A arte de analisar a circunstância e agir de forma analítica. É resolver problemas de forma rápida, barata e segura. Quem tem pensamento estratégico tem mais rapidez e assertividade na hora de sair de alguma situação embaraçosa, de fechar algum negócio, ou até de lidar com alguma emoção muito forte.

4ª – A arte de fazer perguntas: Questionar é antes de tudo não trabalhar com suposições, mas sim com a realidade. Existem as perguntas de respostas fechadas e abertas. Fechadas: Aquelas respondidas em poucas palavra, ex: sim, não, vou, não vou… Abertas: Aquelas que a pessoa precisa buscar seus motivos internos para responder. Aprenda usar as perguntas de respostas abertas ao seu favor, pois são nelas que residem o ouro.

5ª – Empatia: A valiosa habilidade em se colocar no lugar do outro, enxergar por uma perspectiva diferente da sua, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc. Ter empatia é entender o problema do outro sem trazer o problema para si, pois sabe de transferir o problema de pessoa não o resolve efetivamente.

6ª – Ação: A incrível capacidade de se movimentar. Aprendemos muito mais quando erramos do que quando acertamentos e se você não age você não erra, e consequentemente não aprende e não evolui. Aja em busca do resultado esperado mas não se frustre se ele não for atingido pois no final você só terá ganhado, vencendo ou perdendo.

7ª – Presença: A incrível capacidade de viver o agora. Você não precisa esquecer o passado pois ele te trouxe até aqui, nem viver no futuro, pois ele ainda é incerto e te causa ansiedade. Treine trazer sua mente para o momento presente e sinta o poder da atenção plena.

E ai, quais dessas habilidades você acredita ter e quais acredita que precisa desenvolver?