Coluna da Tainá Borela
Do Mais Goiás

MPs recomendam à Prefeitura de Goiânia que corrija falhas nas informações sobre vacinação

O desencontro dos dados entre município, Estado e União foi alvo de críticas do governador Ronaldo Caiado

Paço Municipal Foto: Divulgação

Os ministérios públicos federal (MPF), estadual (MP-GO) e a Defensoria Pública de Goiás expediram recomendação, nesta segunda-feira (12), para que a Prefeitura de Goiânia resolva as falhas de atualização dos dados de vacinação no sistema do Ministério da Saúde. O desencontro de números entre municípios, Estado e União provocou críticas por parte do governador Ronaldo Caiado, na semana passada, e de integrantes do governo federal. As instituições de controle sugerem que o município “tome todas as providências necessárias e adequadas, inclusive incremento de recursos humanos, a fim de promover, durante o processo de execução do Plano Nacional de Imunização contra o Covid-19, a inserção imediata, atualizada em tempo real, no sistema do Ministério da Saúde, dos dados relativos à execução da vacinação dos munícipes.” A prefeitura tem 5 dias para responder.

Paliativo
Na sexta, o secretário de Saúde municipal, Durval Pedroso, divulgou a aquisição de tablets para agilizar a inserção dos dados no sistema. Dez tablets foram adquiridos. A iniciativa foi vendida como parte “reafirmação” de Goiânia como “cidade inteligente”.

Regras
Rogério Cruz  sinalizou hoje que não vai determinar o fechamento das atividades não-essenciais por 14 dias. Dias atrás, na última sexta-feira (9), Cruz tinha dito o contrário.

O que mudou?
Após declarações da Prefeitura de que haveria o fechamento, o governador Ronaldo Caiado entrou no circuito e sinalizou que não reeditaria o decreto estadual de revezamento 14×14. Cruz decidiu por seguir o governo estadual.

Lista
Em 2022, a disputa para a vaga do Senado tende a ser a com mais pré-candidatos em Goiás. Além do próprio Luis Do Carmo, que quer segurar a vaga e tentar a reeleição, o ex-senador Wilder Morais e o deputado federal João Campos já se organizam para tentar viabilizar a vaga na chapa do governador Ronaldo Caiado.

Menino dos olhos
Mas informações palacianas garantem que o desejo de Caiado é ter o presidente do MDB, Daniel Vilela, em sua chapa.

Stand By
Daniel Vilela garante que mesmo com o momento de Pandemia tem falado com prefeitos do MDB constantemente por telefone enquanto os encontros regionais estão suspensos.

Vai e vem
O senador Kajuru disse à essa coluna, na última sexta-feira (9), que se fosse membro da CPI da Pandemia, ela não terminaria em pizza. Pois bem, o próprio Kajuru trabalhou para esvaziar a Comissão que investigaria as ações do governo federal na Pandemia.

Tá tranquilo
A prestação de contas do primeiro trimestre da gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), que seria na manhã desta segunda-feira (12), foi remarcada para amanhã. A Câmara adiou os trabalhos devido a morte de um dos servidores mais antigos da Casa, Wilson Violati, por Covid-19, no último sábado

 

Mais sete
A Assembleia Legislativa de Goiás  continuará com suas atividades legislativas e administrativas suspensas por mais sete dias, a partir de hoje até a próxima segunda-feira (18).

Tradição goiana
Um Projeto de Lei, de autoria do deputado Coronel Adaílton (PP), em trâmite na Assembleia Legislativa, quer elevar o Alfenim, doce tradicional de origem portuguesa feito na Cidade de Goiás, à patrimônio cultural e gastronômico do Estado. A única doceira no Brasil que ainda conhece o preparo do doce é a goiana Silva Curado, de 87 anos.