Coluna da Tainá Borela
Do Mais Goiás

Em meio a denúncias, Prefeito de Senador Canedo pode ser afastado do cargo

Cinco denúncias contra o pessedista e um pedido de afastamento estão em tramitação na Câmara Municipal da cidade

Alinhado com o governo do Estado, Senador Canedo reabre comércio nesta 4ª
Fernando Pellozo, prefeito de Senador Canedo (PSD) (Foto: Reprodução)

Há quatro meses no comando da administração de Senador Canedo, o prefeito Fernando Pellozo (PSD) corre o risco de ser afastado do cargo pela Câmara Municipal da cidade nos próximos meses. Dos 15 vereadores do Legislativo canedense, 13 fazem oposição ao prefeito e questionam a legalidade das ações e de contratos feitos pelo pessedista.

Nesta quinta-feira (6), a Casa recebeu a quinta denúncia contra Pellozo por quebra de decoro e por práticas consideradas “infrações administrativas” do prefeito ao se negar a repassar informações da gestão aos parlamentares. Na semana passada, ao discursar na inauguração do prédio do Corpo de Bombeiros da cidade, com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM) e do senador Vanderlan Cardoso (PSD), Pellozo chamou os vereadores de “bandidos”, o que gerou mais revolta e denúncias contra ele.

O pedido de afastamento de Fernando Pellozo está em tramitação na Câmara Municipal e vai ser votado daqui a 30 dias. Se obter 10 votos favoráveis, ele será afastado do cargo.

Reina, mas não governa

A maioria dos vereadores afirma que o verdadeiro prefeito de Senador Canedo é o senador Vanderlan Cardoso. “Fernando Pellozo não administra a cidade. O Vanderlan está por trás de tudo”, afirmou um parlamentar à coluna.

Falha

A insatisfação dos vereadores com Pellozo começou no início do seu mandato, em fevereiro. Na época, a coluna apurou insatisfação dos parlamentares pela falta de diálogo do Prefeito com a Câmara. Os únicos que ainda apoiam a administração do pessedista são os vereadores João Daniel (PSC) e Diney (PSD).

Cargo humilde

Ex-presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab) na gestão de Marconi Perillo (2018), Cleomar Dutra Ferreira assume o cargo de superintendente de Habitação e Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.

Sintomático

A nomeação de Cleomar Dutra foi publicada hoje, junto do novo secretário da pasta, Valfran Ribeiro, indicado pelo Patriota de Romário Policarpo e titular de cargo que foi alvo de grande disputa política em meio à elaboração do novo Plano Diretor de Goiânia.

Mulheres na Educação

A reitoria da UFG será disputada por duas mulheres nas próximas eleições da Universidade que acontecem nos dias 8 e 9 de junho. Sandramara Chaves lidera e Maria Fioravantis estão na briga para suceder o atual reitor, Edward Madureira.