Coluna da Tainá Borela

De saída da SIC, José Vitti deve se filiar ao PP

Conversas de Baldy, presidente do PP Goiás, com Vitti estão adiantas

De saída da SIC, José Vitti deve se filiar ao PP
De saída da SIC, José Vitti deve se filiar ao PP (Foto: Y. Maeda)

A dança das cadeiras para acomodar aliados que vão acompanhar o governador Ronaldo Caiado (DEM) em seu projeto à reeleição começou. O secretário de Indústria e Comércio, o ex-deputado estadual José Vitti, vai sair do comando da pasta na próxima semana para dar lugar ao presidente metropolitano do PP, Joel Sant’Anna Braga Filho, irmão do pré-candidato ao Senado Alexandre Baldy. Mas Vitti também deve se acomodar no grupo pepista. A coluna apurou que as conversas de Baldy com Vitti estão adiantas para que ele se filie ao Progressistas. O secretário é candidato a deputado estadual no ano que vem e deve acompanhar a filiação do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira.

Intermediador

O presidente do MDB, Daniel Vilela, é quem está cuidando das articulações políticas para a formação da chapa caiadista com o PP. A coluna apurou que é o emedebista que tem marcado as reuniões entre a cúpula pepista e o governador.

O que pesa

A cotação do PP é alta para compor a chapa governista porque além de ser um dos maiores partidos em número de prefeitos em Goiás, deve levar também a filiação do presidente Jair Bolsonaro

PEC 5 não

Os ministérios públicos estadual, federal e do Trabalho em Goiás divulgaram material conjunto manifestando-se contra a PEC 5/21, que promove mudanças no Conselho Nacional e é vista como tentativa de controle político das instituições.

Mobilização

Deputados federais, a exemplo de Elias Vaz e José Nelto, já tem se manifestado contra a aprovação da PEC, que foi incluída na pauta desta quarta-feira (13) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Boa praça

O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, que está com conversas adiantadas com o PP, também está próximo ao presidente do PSD, Vilmar Rocha. Lissuaer tem dito a interlocutores que o martelo sobre sua filiação só será batido no ano que vem.

Casa Nova

Por falar na Assembleia, o jornalista Leonardo Razuk assumiu, nesta quarta-feira (13), a Diretoria de Informação e Divulgação da Presidência da Casa. Razuk foi, por muito tempo, assessor de imprensa de Vilmar Rocha e do PSD.

Voto declarado

O presidente licenciado do PSDB de Goiás, o ex-governador José Eliton, postou em suas redes sociais uma mensagem de apoio a um dos pré-candidatos à Presidência da República do seu partido, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. “O governador Eduardo Leite representa o caminho do equilíbrio, da reconciliação nacional, da harmonia, da política que integra a inclusão social e o desenvolvimento econômico.”

De longe

O presidente interino do partido, o ex-governador Marconi Perillo, ainda não se manifestou sobre as prévias tucanas.