Do Mais Goiás

Bebê de dois meses vence covid e recebe alta após intubação em Aparecida

Emanuel deixou o hospital curado da doença do coronavírus e sob aplausos da equipe médica

Foto: Divulgação

O pequeno Emanuel, de apenas 1 mês e 20 dias de vida, venceu uma das piores doenças da nossa época logo no início de sua existência. O recém-nascido foi diagnosticado com Covid-19 e ficou quase 20 dias internado no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap) para tratamento – 11 deles intubado na UTI da unidade. Na última terça-feira (13), o bebê recebeu alta, curado da doença do coronavírus e sob aplausos da equipe médica.

A mãe de Emanuel, Eliane Soares, conta que seu bebê teve febre ainda com 18 dias de vida. O médico que o atendeu o diagnosticou com bronquiolite, mas logo seu quadro piorou. Conforme o Hmap, Emanuel deu entrada na unidade no dia 28 de março com quadro de congestação nasal, recusa de mamada e desconforto respiratório incialmente leve.

“Ele foi admitido pela equipe da enfermaria, mas em menos de 12 horas teve uma evolução para insuficiência respiratória grave e foi levado para UTI”, explica Luana Kratka, coordenadora da UTI pediátrica do hospital.

Um exame RT-PCR foi realizado, identificando a presença do coronavírus. O bebê precisou ser intubado, devido ao seu estado. Porém, seu quadro evoluiu de forma favorável e, 11 dias depois, Emanuel pôde sair do processo de intubação. Ele ficou sob cuidados da UTI e, após alguns dias, foi transferido para a enfermaria, onde apresentou exames laboratoriais melhores e nenhuma sequela da Covid-19.

No dia 13, terça-feira, Emanuel finalmente deixou o hospital. Ele passou por um corredor da unidade, sob aplausos da equipe médica. Para a médica Luana, sua alta foi uma vitória de todos do hospital. “Emanuel foi o paciente mais novo que admitimos com Covid-19 e conseguimos essa grande vitória. O sentimento é de muita gratidão, felicidade e agradecimento a todos os participantes dessa vitória”, relata.