Ton Paulo
Do Mais Goiás

Bares recebem treinamento para cumprir medidas contra covid em Goiânia

Estabelecimentos estão liberados para abrir na Capital

Foto: SaiposBlog/Reprodução

O Sindicato dos Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares) deu início, na última segunda-feira (5), uma campanha de ‘reabertura responsável’ do comércio na capital. A campanha, que vai oferecer treinamento aos associados da entidade, tem o objetivo de conscientizar clientes e donos desses estabelecimentos, que estão liberados para funcionamento desde o decreto municipal da última semana, para o cumprimento dos protocolos de prevenção contra a Covid-19.

O projeto resulta de uma parceria do Sindibares com a Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio), com o apoio do governo do Estado. Para o presidente da entidade, Newton Pereira, a união de esforços é essencial para o combate ao coronavírus que, até agora, matou 11.874 pessoas em Goiás, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

“Todos associados do Sindibares entenderam a importância dessa ação e estão seguindo as normas e não vamos tolerar que uma minoria não cumpra as regras e prejudique a maioria que segue corretamente os protocolos.”, afirmou Pereira.

Cerca de 300 associados do Sindibares receberam as informações necessárias para o cumprimento das medidas. Já o funcionários estão recebendo treinamento “para que todas as normas sejam cumpridas rigorosamente”. Os clientes poderão consultar no site do Sindibares (sindibaresgoiania.com.br) a lista de todos associados. Esses bares e restaurantes estão funcionando de acordo com as regras.

Novas regras

Com  a publicação do último decreto, todos os estabelecimentos em Goiânia deverão seguir novas regras, como o horário de funcionamento das 11h às 23h, lotação máxima de 50% da capacidade, seis pessoas por mesa e música ambiente ou “voz e violão” limitada a dois integrantes.

Além dos demais protocolos, como distanciamento das mesas, álcool em gel em diversos pontos e uso de máscaras ao circular pelo local. Em restaurantes com buffet serão oferecidas luvas para que o cliente possa se servir.