Clássico do Rock

Banda goiana lança releitura regional do hit ‘House of the Rising Sun’; veja

O clipe da banda 'Monday Riders' conta com referências visuais e locais de Goiânia, como a antiga estação ferroviária na praça do trabalhador. Canção se tornou um sucesso na versão gravada por The Animals, em 1964


Fabricio Moretti
Do Mais Goiás | Em: 18/08/2020 às 11:36:20

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A banda goiana Monday Riders, lançou na última segunda-feira (17) um videoclipe em animação com uma releitura regional da música House of the Rising Sun. O hit, que já foi gravado por diversos artistas como The Beatles, Bob Dylan e Nina Simone, sendo a versão mais popular a lançada pela banda The Animals, em 1964.

O clipe da Monday Riders tem diversas referências visuais e locais de Goiânia, como a antiga estação ferroviária na praça do trabalhador. Confira:

Segundo Jairo Resenrods, vocalista da banda, a motivação para regravarem a famosa canção foi a divulgação durante a pandemia.

“Queríamos fazer um clipe diferente para servir de ‘esquenta’ para o próximo álbum. Como estamos em isolamento, temos que produzir tudo de casa. House of the Rising Sun é uma música querida e serviu de ‘teste’ para a gravação de áudio do CD. Gostamos muito do resultado e achei interessante fazer uma animação para contextualizar o tema do disco”, afirma.

Sobre a escolha das referências de Goiânia, Jairo diz que a banda sempre usa a cidade nos trabalhos do Monday Riders. “Seja com viola caipira misturada com riffs de guitarra, seja em cenário de clipes ou no cerrado aparecendo em capa de CD.. tudo que podemos, usamos como referência. Nessa animação, usar pontos turísticos como o cenário de um ambiente ‘pós apocalíptico’ me pareceu diferente e interessante”, completa.

Jairo afirma que a letra da música não tem nada a ver com Goiânia, mas que usou da imaginação e da liberdade poética para tentar contextualizar tudo.

“Em uma cena do clipe, desenhei um mapa com a ‘futura linha de metrô’ da cidade, em uma Goiânia do futuro, antes dos acontecimentos apocalípticos que contextualizam o vídeo. Inventei novos bairros e locais para que tudo ficasse mais coeso em relação letra da música. Foi um trabalho de muita imaginação”, conclui.

A banda

O Monday Riders é formada por Jairo Resenrods (vocal), Marcos de Sensi (guitarra), Wagner Felix (baixo) e Paulo Meneses (bateria). Composto em 2009, o grupo, lançou o primeiro disco de estúdio em 2015, The King of Highway.

O próximo álbum da banda, Fire, Blood and Gasoline, tem o lançamento programado para o dia 28 de setembro.

HOUSE OF THE RISING SUN

Sobre House of the Rising Sun, Alan Price, do The Animals, afirmou que a música foi baseada em cantos medievais, tendo sua versão atualizada sucessivamente, passando por gêneros como o Jazz clássico e o rock. Nos anos 1970, por exemplo, a banda Santa Esmeralda fez uma versão da música com mais de 14 minutos de duração.

Mais recentemente, House of the Rising Sun apareceu na série Sons of Anarchy, em uma versão da banda The Forest Ranges com o cantor folk White Buffalo. Em 2013, a canção foi regravada por Lauren O’Connell para a trilha sonora da terceira temporada de American Horror Story.

10 álbuns vencedores do Grammy para escutar no Dia do Rock