Corrente do Bem

Banco de Sangue do Hugol receberá doadores em clima de festa junina neste sábado

Unidade funcionará das 7h às 17h em caráter experimental




Em clima de festa junina, o Banco de Sangue do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, realiza neste sábado (25/6) um Arraiá, com atendimento em horário estendido, das 7 às 17 horas. A medida será adotada para que possa ser levantado o quantitativo de pessoas que irão à Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) neste fim de semana e avaliar a necessidade de ampliar, em caráter fixo, o atendimento aos doadores. Atualmente, o banco recebe doadores até o meio dia.

Além da finalidade da pesquisa, o evento também foi planejado para comemorar o primeiro ano da UCT do Hugol. A unidade entrou em funcionamento antes da abertura do hospital para preparar o estoque e conduzir procedimentos internos visando à garantir segurança e qualidade os pacientes.

Quem comparecer ao Hugol para fazer a doação neste sábado será recebido em clima de festa junina. “A decoração quer promover um ambiente descontraído, no qual os doadores vão saborear comidas típicas”, ressalta a assessoria do Hugol.

Durante o Arraiá, as pessoas que forem ao Banco de Sangue também poderão participar do Correio Solidário, uma ação em alusão ao Correio Elegante realizado em quadrilhas. Nessa modalidade, porém, em vez de apenas cortejar alguém, o remetente do cartão também convidará essas pessoas para doarem sangue, construindo uma “corrente do bem”.

De acordo com o supervisor médico do Banco de Sangue, Adriano Arantes, a unidade realizou 1.046 transfusões/mês de janeiro a maio deste ano. A quantidade é considerada abaixo do essencial, e por isso, a unidade espera receber cerca de 50 doadores/dia para manter o estoque acima do limite crítico.

A UCT do hospital já recebeu, nos primeiros 11 meses de funcionamento, de julho a maio, 5.152 doações de sangue, um número razoável para uma unidade de coleta recente, mas que precisa ser ampliado para garantir que, em possíveis contingências, seja possível atender a todas as necessidades transfusionais dos pacientes admitidos.