OI OI OI

Avenida Brasil: tudo sobre a novela sucesso de audiência que parou o país

Uma das novelas mais marcantes está de volta na TV Globo. Relembre cenas e personagens inesquecíveis como Carminha e Nina e muito mais sobre Avenida Brasil


Fabricio Moretti
Do Mais Goiás | Em: 07/10/2019 às 08:00:28

Carminha e Nina movimentaram a trama de Avenida Brasil com muita vingança, brigas e cenas marcantes (Foto: Divulgação/TV Globo)
Carminha e Nina movimentaram a trama de Avenida Brasil com muita vingança, brigas e cenas marcantes (Foto: Divulgação/TV Globo)

Em março de 2012 teve início aquela que seria uma das novelas mais lembradas de todos os tempos: Avenida Brasil. A obra começou com a missão de manter a boa audiência de Fina Estampa, mas foi além. Em pouco tempo, Avenida Brasil se tornou um dos assuntos mais comentados do país, e até hoje personagens como Carminha, Nina, Leleco e Jorginho são lembrados pelo público. Confira agora algumas curiosidades, relembre cenas marcantes e personagens inesquecíveis da novela que retorna nesta segunda-feira (7), no ‘Vale a pena ver de novo’, da TV Globo.

O embate entre a mocinha Nina e a vilã Carminha durou 179 capítulos. Escrita por João Emanuel Carneiro, a novela foi vendida para 132 países, e dublada em 19 línguas, se tornando a novela brasileira mais vendida para o exterior.

Avenida Brasil se destacou por ter dado certo não somente no núcleo principal. Personagens como os pais do lixão Nilo e Lucinda, a periguete Suellen, as empregadas Janaína e Zezé, Cadinho e suas três esposas, o divertido Adauto, o dançarino Darkson e muitos outros, caíram na boca do povo.

Sucesso e curiosidades da novela

O impacto de Avenida Brasil foi tamanho, que o Jornal Nacional fez uma matéria exibida um dia após o último capítulo da obra. A reportagem destaca que as ruas por todo Brasil estavam praticamente vazias enquanto ia ao ar o último capítulo da trama. O Globo Repórter também dedicou um programa inteiro para a novela.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico no Brasil (ONS) previu que poderia haver um apagão, em vista da audiência do capítulo final. Segundo a agência, logo após a exibição poderia haver uma sobrecarga de energia dos aparelhos domésticos utilizados, que deixaria o país no escuro, fato que não ocorreu. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) precisou reagendar um evento político por conta do último capítulo.

O sucesso de Avenida Brasil foi tanto que a novela ganhou uma matéria no jornal The Guardian, e outra na revista Forbes, dos Estados Unidos, que destacou que “o faturamento total da obra atingiu cerca de R$ 2 bilhões”.
Avenida Brasil tudo sobre a novela sucesso de audiência que parou o país

O famoso ‘congelamento’ no final de cada capítulo de Avenida Brasil era esperado por todos os fãs da novela (Foto: Divulgação/TV Globo)

No dia 19 de outubro, encerramento da trama, Avenida Brasil bateu seu recorde de audiência, com 56 pontos de média, segundo o IBOPE. Em São Paulo foram 52 pontos de média, com picos de 54. No Rio de Janeiro a novela conseguiu média de 57 pontos e picos de 63. Em Goiânia o último capítulo registrou 55 pontos na audiência.

A crítica atribuiu o sucesso da trama por ela ter feito um retrato da nova classe média brasileira. Um levantamento feito pela Revista Veja indicou que 79% dos personagens da novela representam o subúrbio, em um padrão que não foi seguido pelas outras novelas das nove da TV Globo durante toda a década de 2000.

Avenida Brasil foi indicada ao prêmio Emmy Internacional, mas perdeu para a também brasileira Lado a Lado. De 118 indicações à premiações, Avenida Brasil recebeu 41 prêmios. Entre eles: melhor novela no Troféu Imprensa, Prêmio Contigo! de TV e Prêmio Extra de Televisão, além de Prêmio da Crítica, Melhor Ator (José de Abreu), Melhor Atriz (Adriana Esteves) e Melhor Autor (João Emanuel Carneiro) pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Avenida Brasil a novela sucesso de audiência que parou o país

O personagem Max, de Avenida Brasil, apanhou de muita gente até ter seu triste fim no lixão (Foto: Divulgação/TV Globo)

Para assistir o capítulo final da novela, cerca de 6 mil pessoas lotaram um estádio em Buenos Aires, Argentina, e ainda tiveram a presença de atores do elenco para acompanhar.

Cenas que pararam o país

Momentos marcantes não faltam em Avenida Brasil. Todo final de capítulo com o ‘congelamento’ já era um gancho imperdível para o telespectador querer assistir o capítulo do dia seguinte. Contudo, a novela é lembrada por ter diversas cenas que entraram para o imaginário brasileiro. Clique nos links para ser direcionado ao vídeo!

A cena em que a família do Divino descobre quem é Carminha de verdade tem Tufão dando um belo tapa na cara de Carmem Lúcia e depois expulsando-a de casa. O Brasil parou para ver o dia que Carminha enterrou Nina viva, após descobrir todos os planos da “mocinha”.

Após isso, Nina deu um susto na vilã mostrando que tinha provas de seu caso com Max, obrigou ela a esquentar o jantar e desinfetar o banheiro, além claro, de cortar o cabelo de Carminha e da cena que rendeu a frase mais famosa da novela: “me serve **dia”.

Avenida Brasil tudo sobre a novela sucesso de audiência que parou o país

Nina corta o cabelo de Carminha e passa a chantagear a vilã de Avenida Brasil (Foto: Divulgação/TV Globo)

Destaca-se também um momento no início da novela, quando Nina, ainda criança, é abandonada por Max no lixão. A briga de Carminha com Monalisa no salão deu o que falar, com a cabeleireira levando a melhor. Quem não lembra do grito da vilã após encontrar vivo seu ex parceiro de maldades, Max, que ela própria tentou matar?! Tempos depois, Max é misteriosamente morto no lixão, em um suspense que durou até o último capítulo da novela.

Diante da aprovação do público, uma das personagens que mais cresceu em Avenida Brasil foi a empregada Zezé. Ela foi protagonista de cenas ilarias, como quando fica aterrorizada com Carminha matando uma galinha. O site da TV Globo fez uma enquete em que o público poderia escolher quem seria congelado em um capítulo, e Zezé foi a vencedora.

Por fim, em uma cena emocionante, Carminha e Nina enfim fazem as pazes no lixão, com direito a um abraço e muito choro.