Do Mais Goiás

Autora goiana lança livro “Balbúrdias na Quarentena”, sobre a Covid-19

Em Balbúrdias na Quarentena, Luísa Nogueira, fala sobre as dores e angústias do momento, tecendo críticas e contando a realidade

Luísa Nogueria lança Balbúrdias na Quarentena
Luísa Nogueria lança "Balbúrdias na Quarentena" (Foto: Divulgação)

Há pouco mais de um ano, ninguém poderia imaginar a situação que Brasil e mundo enfrentariam hoje. A notícia da pandemia pegou a todos de surpresa e lá no início, era ainda mais difícil ter uma ideia sobre a dimensão que as coisas tomariam. Considerando o cenário atual e o momento de profunda dor e tristeza para centenas de milhares de famílias brasileiras, a autora goiana Luísa Nogueira, lança o livro “Balbúrdias na Quarentena“.

A obra, que é dividida em duas partes, retrata as dores, angústias e a dura realidade enfrentada por nosso país em 2020. As páginas são especialmente dedicadas aos profissionais do SUS e da rede privada de saúde, que se doam por completo na linha de frente ao combate da doença, além de também trazer mensagens para os professores.

A primeira etapa da produção questiona as mudanças no estilo de vida das pessoas, falando também sobre a sustentabilidade e a importâncias das ações preventivas relacionadas ao tema. Já a segunda etapa é um mensário da quarentena, trazendo notícias sobre o desenvolvimento das vacinas, como se deu o avanço do vírus pelo mundo e falando também sobre as “balbúrdias” da autora durante esse período de confinamento.

Durante a leitura, é possível acompanhar textos que foram escritos durante a dor do isolamento social, ora tristes, ora otimistas, ora desesperados por completo diante de tantas mortes. Em um dos trechos do livro, localizado na página 98, a autora conta:

Não vou dizer que hoje, muitos, como eu, completam mais de seis meses na quarentena; não vou falar da esperança de todos nós na tal curva cair. Às vezes cai, vêm aglomerações, sobe mais uma vez; na espera de uma medicação, de uma vacina, de um compromisso maior do governo para com o povo; na esperança de o pesadelo ser somente uma noite de sono ruim(Balbúrdias na Quarentena).

Além de apresentar críticas e narrar um pouco sobre o processo de confinamento, a obra também presenteia os leitores que estão precisando fazer uma mudança residencial, em meio ao cenário ainda pandêmico. Há relatos sobre o processo de mudança que soam como um verdadeiro manual e, sem dúvida, ajudam quem precisa passar por isso e está preocupado com o processo.

Sinopse de Balbúrdias na Quarentena

Como será o mundo pós pandemia? Quais soluções sustentáveis são apontadas por pesquisadores?

Balbúrdias na Quarentena é também um retrato da pandemia no Brasil, com a população sem orientações precisas de como se proteger com segurança durante o isolamento social.

A obra traz, ainda, reflexões sobre a vacina, o avanço da Covid-19, uma mudança de casa em plena pandemia e o diário nada secreto da autora, de março a outubro de 2020.

Um pouco mais sobre a autora

Luísa Nogueira é professora, natural da cidade de Nerópolis (GO), mas que atualmente vive em Brasília. Cursou Letras na Universidade Católica de Goiás e fez mestrado na Universidade de la Sorbonne Nuvelle – Paris III, em Linguística Aplicada.

Prestou concurso para dar aulas de francês em uma escola do governo francês, na Ásia, onde ficou como professora do Instituto Francês de Teerã, única brasileira presente na cidade durante a guerra civil iraniana.

Hoje, usa toda sua bagagem para embarcar na literatura, abordando um tema tão atual e necessário, que faz parte não apenas da sua, mas também da vida de todos os habitantes do planeta.

Clique aqui para conferir mais detalhes e comprar o seu exemplar da obra.

Leia também: