Trindade

Atendimento aos romeiros é ampliado na Romaria 2018

Novas medidas foram tomadas para garantir a segurança dos romeiros, como aumento de efetivos da Polícia Militar, Bombeiros e uma maior equipe de limpeza


Juliana França
Do Mais Goiás | Em: 20/06/2018 às 18:05:12

Expectativa é que 3 milhões de pessoas passem por Trindade (Foto: Afipe/Reprodução)
Expectativa é que 3 milhões de pessoas passem por Trindade (Foto: Afipe/Reprodução)

Durante entrevista coletiva, realizada na manhã desta quarta-feira (20), em Trindade, o reitor do Santuário Basílica, Padre Edinisio Pereira, afirmou que algumas providências foram tomadas para melhor acolher os romeiros. A Romaria 2018 começa nesta sexta-feira (22) e segue até o dia 1º de julho com o tema “Pai Eterno, somos Teus filhos”.

A expectativa é que, durante os dez dias de festividades, mais de 2,5 milhões de pessoas visitem a cidade. “Serão mais 22 banheiros e um fraldário, totalizando quase 80 banheiros que o santuário disponibiliza para os romeiros, com uma atenção maior ao público feminino. Também neste ano contaremos com mais um horário de missa, às 22 horas, todos os dias, de modo especial atendendo pedidos dos romeiros que peregrinam a pé e à noite até Trindade”, destacou.

Já o tenente Arnaldo Ferreira de Sousa, subcomandante do 15º Batalhão do Corpo de Bombeiros, pontuou que durante a festa, aproximadamente 700 homens e mais de 80 veículos estarão atuando na cidade. “O Corpo de Bombeiros estará disponível 24 horas. Teremos a Sala de Gestão Integrada, que integra todos os órgãos a fim de resolver os problemas que vierem. Temos pontos em torno da Basílica, na Matriz, no Carreiródromo, na GO-060 e na tenda da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).”

O tenente explicou ainda que as ocorrências de maior proporção serão encaminhadas para o Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin) e para o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

Além disso, segundo o tenente, a partir de relatórios feitos da Romaria 2017, novas medidas foram tomadas para garantir a segurança dos romeiros. “Para o Corpo de Bombeiros coube a fiscalização das edificações que abrigarão os romeiros, como pousadas e hotéis. Foram mais de 300 visitas técnicas para garantir a segurança das pessoas que vão participar da festa”, pontuou.

O vice-prefeito da cidade, Gleysson Cabriny, também participou da coletiva e disse que a cidade está pronta para mais uma festa. “Fizemos todo o planejamento na parte de infraestrutura, segurança, logística e transporte”, declarou. Ainda segundo ele, houve aumento de efetivos da Polícia Militar, Bombeiros, além da equipe de limpeza. “Em 2017, esta parte de limpeza foi muito boa, esperamos que neste ano seja melhor ainda. Contamos com mais de mil colaboradores nas diversas áreas de infraestrutura”.

Identificação dos principais pontos da cidade com balões aéreos, preocupação com os moradores de Trindade e garantia de atendimento à saúde também foram pontos destacados pelo gestor. “Teremos cartão com identificação e trânsito livre para maior comodidade dos trindadenses”, concluiu Cabriny.

A Romaria do Divino Pai Eterno 2018 foi anunciada oficialmente nesta quarta-feira, 20, em coletiva de imprensa realizada no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade. (Foto: Afipe/Reprodução)

Crer

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) vai estender seu atendimento à comunidade durante a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade. Pela primeira vez, uma equipe de profissionais vai realizar uma ação de prevenção a lesões relacionadas a longas caminhadas junto aos romeiros.

O projeto “Crer com os Romeiros” vai contar com enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos do hospital que estarão no Centro de Apoio aos Romeiros, barraca montada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), para ofertar atendimento e prevenir lesões durante a caminhada. O atendimento do Crer na Rodovia dos Romeiros será do dia 22 ao dia 30 de junho. De segunda a sexta-feira os profissionais ficarão na barraca da OVG das 18h às 22h.  No sábado e domingo, das 6h30 às 10h30 e das 18h às 22h.

Dentre os atendimentos ofertados estão a aferição de pressão e de glicemia, alongamentos e orientações sobre uma caminhada saudável e sem lesões. Além do atendimento médico, durante os nove dias do “Crer com os Romeiros” serão distribuídos panfletos com orientações sobre como abordar e como ajudar a pessoa com deficiência.

Vila São Cottolengo

A Vila São Cottolengo também se prepara para receber os romeiros de todo o país. Com o intuito de arrecadar doações para adquirir as dietas especiais que são utilizadas via sonda dos pacientes, que custam cerca de R$ 1 milhão por ano, a Vila lançou o kit “Nossa Providência é Você”.

A cada R$ 10 em doações, o fiel leva consigo o kit contendo uma água e o tradicional livro de orações. “A temática da campanha deste ano é voltada para a alimentação dos nossos pacientes. Aqui, os mais comprometidos fisicamente se alimentam por sonda, outros precisam de espessantes para tornar a água por exemplo, gelatinosa. Nosso gasto é bastante alto e, por isso,  precisamos de pessoas que sejam o sinal vivo da providência divina para nos ajudar a adquirir a alimentação desses pacientes”, destacou Romel de Oliveira, idealizador da campanha.

Além do kit, a Vila São Cottolengo também contará com a venda de camisetas temáticas. Um esquema de atendimento especial será realizado para guiar os visitantes pelas unidades. Durante os dez dias da festa, as tradicionais atividades serão realizadas na Praça da Amizade, bem como o tão aguardado Bazar da Terê. As visitas podem ser realizadas das 8 às 15 horas.