Do Mais Goiás

Asilo em Pirenópolis tem nove dos 21 residentes com Covid-19

Uma colaboradora também testou positivo para o novo coronavírus

Asilo em Pirenópolis tem dez dos 21 residentes com Covid-19
Pirenópolis (Foto: BuenasDicas/Reprodução)

Nove dos 21 residentes do Asilo Aldeia da Paz testaram positivo para a Covid-19, em Pirenópolis. O portal apurou, ainda, que uma idosa deixou o local, nesta quinta (10), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A prefeitura confirmou o contágio e disse que dá assistência à instituição particular.

O município informou que, assim que soube da ocorrência, na segunda (7), enviou, por meio da secretaria municipal de Saúde (SMS), médicos que testaram todos aqueles ligados ao asilo para identificar as pessoas contaminadas, além de orientar e monitorar. A prefeitura, contudo, reforça que o asilo não é gerido pelo município.

Por nota, a instituição informou que os nove idosos foram diagnosticados na segunda. “Como medida de segurança para evitar a disseminação da doença, elas foram colocadas em isolamento, sendo que duas foram encaminhadas para o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime e encontram- se internadas para tratamento.”

Ainda de acordo com o Asilo, uma colaboradora também testou positivo, sendo afastada imediatamente para tratamento. “Informamos que todas as idosas foram vacinadas com a primeira e segunda dose da vacina Coronavac. Ressaltamos ainda que nossa Instituição segue todos os protocolos de segurança para evitar contágio além do plano de contingência aprovado pelas autoridades de saúde do município.”

Nota na íntegra:

“A Associação  Aldeia da Paz, em Pirenópolis, esclarece que possui uma Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI com 21 (vinte e uma) assistidas. Deste total, nove testaram positivo para COVID-19 na segunda-feira (7/6). Como medida de segurança para evitar a disseminação da doença, elas foram colocadas em isolamento, sendo que duas foram encaminhadas para o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime e encontram- se internadas para tratamento. Além das idosas, uma colaboradora também testou positivo, sendo afastada imediatamente para tratamento. Informamos que todas as idosas foram vacinadas com a primeira e segunda dose da vacina Coronavac. Ressaltamos ainda que nossa Instituição segue todos os protocolos de segurança para evitar contágio além do plano de contingência aprovado pelas autoridades de saúde do município.” 

Decreto

O último decreto da prefeitura de Pirenópolis contra a Covid, de 7 de maio, prevê que espaços públicos e privados, de qualquer atividade, podem funcionar com até 50% da capacidade. Além disso, com exceção de farmácias, postos de combustíveis e serviços de saúde, os trabalhos devem ser encerrados às 23h. A cidade possui, ainda, toque de recolher de 0h às 5h.

Em mercados e familiares, só poderão entrar uma pessoa por família, enquanto em outros estabelecimentos deverão respeitar o distanciamento de quatro pessoa a cada quatro metros quadrados. O texto prevê, ainda, a realização de eventos até 100 pessoas, desde que cumpridos todos os protocolos de biossegurança.

Durante o feriado do último dia 3 (Corpus Christi), o município reiterou as regras pelas redes sociais. Para entrar na cidade, foi preciso apresentar reserva e as aglomerações, já proibidas, seriam consideradas a partir de dez pessoas reunidas.