Artur Dias
Do Mais Goiás

Árvore cai em cima de carro em movimento no Setor Marista, em Goiânia

Quatro pessoas estavam no carro, mas apenas uma se feriu

Árvore cai em cima de carro em movimento no Setor Marista, em Goiânia
Árvore cai em cima de carro em movimento no Setor Marista, em Goiânia

Uma árvore caiu em cima de um carro e feriu uma pessoa na tarde desta quinta-feira (31), no Setor Marista, em Goiânia. A queda da foi causada pela forte chuva que atingiu várias regiões da capital. O carro de Rodrigo Leandro de Amorim, de 27 anos,  foi atingido. Wudson Freitas Leandro, de 21 anos, ficou ferido.

De acordo com o relato do proprietário do carro, os dois transitavam pela Alameda Coronel Eugenio Jardim por volta das 15h30. Dentro do veículo estavam, além de Wudson, a mãe e o irmão de Rodrigo. A árvore caiu e entrou pelo para-brisa traseiro do carro, arranhando as costas da vítima.

(Foto: Reprodução / Leitor Mais Goiás)

“Começou a chover muito forte”, disse o condutor. “Achei que era uma chuva de granizo. De repente, ouvi um barulho muito forte. Meu primo gritou para eu parar o carro e só quando desci fui perceber o que tinha acontecido. Graças a Deus não foi nada grave, mas o susto foi grande”.

Além do arranhão nas costas, o carro de Rodrigo sofreu vários danos. E agora ele não sabe a quem recorrer para não ficar no prejuízo. “Não sei como proceder. Me disseram que é na Comurg. Me instruíram a tirar uma foto e a fazer um protocolo”.

Prejuízo

O caso de Rodrigo e de Wudson não é novidade nessa época do ano. O início do período chuvoso traz, junto com a umidade e o alívio no calor, uma preocupação para o goianiense: a queda de árvores. A cada tempestade, várias ocorrências de galhos e até árvores inteiras que caem em cima de carros, residências, estabelecimentos comerciais, entre outros.

O Mais Goiás procurou a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) para esclarecimentos. A empresa, por meio da assessoria de imprensa, informou que é responsável por remover galhos e árvores que caem. Além disso, a Comurg também cuida da poda e da extirpação de árvores. Entretanto, isso só é feito com a autorização da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (Amma). A ela cabe o planejamento e a elaboração de laudos para verificar a saúde da planta e a necessidade ou não de alguma intervenção.

De acordo com a empresa, a Amma também é responsável por eventuais danos e prejuízos causados pelas quedas.

Responsável pelas árvores

A agência, também por meio da assessoria, informou ao Mais Goiás que a poda e a extirpação das árvores pode ser solicitada por qualquer pessoa, quando se tratar de um local público (praças, parques, bosques, canteiros centrais de avenidas, etc.). Um técnico da agência vai até o local e, após a emissão de um laudo, toma as devidas providências, caso seja necessário. Caso a árvore esteja localizada em uma propriedade privada, o proprietário é quem deve solicitar o laudo, mediante o pagamento de uma taxa.

Quanto a danos e prejuízos, a Amma explica que existem duas situações. Se a árvore estava localizada em uma propriedade privada e o proprietário solicitou o laudo, a responsabilidade pelos prejuízos é da Prefeitura, por meio de processo administrativo.

Por outro lado, se o proprietário não solicitou o laudo ou se a árvore estava em local público, a pessoa que se sentir lesada deve procurar o ressarcimento por via judicial.

Ocorrências de quedas em Goiânia

De acordo com a Comurg, até o momento foram registradas 11 quedas de árvores na capital. A empresa comunicou, também, que as equipes já estão dispostas em vários pontos realizando a remoção das árvores e/ou galhos caídos com a chuva desta tarde. Saiba onde as árvores caíram.

Avenida Gercina Borges Teixeira – Conjunto Vera Cruz

Rua T-65 – Setor Bela Vista

Rua 09, número 1249, Setor Oeste (galho grande)

Rua 139, esquina com Av. 85, Setor Marista

(Foto: Reprodução / Leitor Mais Goiás)

Alameda Coronel Eugênio Jardim – Setor Marista

Rua 1142 (no fundo do Centro Comercial Caiobá) – Setor Marista

T-3 com T-5, setor Bueno

Avenida Roma – Residencial Eldorado

Avenida Americano do Brasil – Setor Marista – proximidades do Parque Areião

(Foto: Reprodução / Leitor Mais Goiás)

Alameda Imbé –  Parque Amazonas

Avenida Couto Magalhães c/ José Honorato – Vila Mauá

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal www.EMAISGOIAS.com.br pelo WhatsApp (62) 98272-3896 ou entre em contato pelo (62) 3259-6500