NOVA MESA DIRETORA

Arthur Lira pode obter votos do DEM de Goiás em eleição na Câmara

Parlamentar busca apoio entre os goianos para bater Baleia Rossi


Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás | Em: 12/01/2021 às 12:50:15

Jantar da bancada goiana com Arthur Lira e Caiado | Foto: Divulgação
Jantar da bancada goiana com Arthur Lira e Caiado | Foto: Divulgação

A visita do candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), em jantar realizado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, na noite de segunda-feira (11), a Goiás parece ter feito algum efeito. Se não garantiu votos suficientes, pelo menos garantiu apoio de deputados goianos. Inclusive da bancada goiana dos DEM, que nacionalmente apoia o adversário, Baleia Rossi (MDB).

Informações de bastidores contam que o próprio governador Ronaldo Caiado (DEM), que ofereceu o jantar, articulado pelo presidente estadual do Progressistas, Alexandre Baldy, a despeito da orientação partidária nacional em apoio a Rossi, tenha manifestado preferência a Arthur Lira.

O cálculo é que pode haver estreitamento do estado com a Câmara dos Deputados com a nova Mesa Diretora apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Caso a vitória seja de Rossi, pode haver entraves pela relação conturbada entre MDB e DEM em Goiás.

Indecisos

O deputado federal Lucas Vergílio (Solidariedade) esteve na reunião, mas ainda não definiu voto. Ele espera a definição nacional da sigla, que deve ser feita no próximo dia 18, para se manifestar. A tendência é que o partido apoie Arthur Lira para a presidência.

Da ala dos indecisos, deputado José Nelto (Podemos), que também esteve na reunião, aponta que a decisão ainda deve passar pela decisão do partido, que deve se reunir no dia 15. O parlamentar ainda espera se reunir também com Baleia Rossi, que deve vir a Goiás, nos próximos dias.

“Não aceitamos estar envovildos com pautas de costumes. Isso não resolve nada para o Brasil. A pauta do Podemos é acabar com engavetamento de pautas das ruas, como prisão de primeira e segunda instâncias após a condenação. Além disso, colocar em votação o fim do cartel financeiros de instituições bancárias no Brasil”, avalia.

Definidos

Major Vitor Hugo (PSL) aponta que a vitória de Lira pode destravar pautas consideradas essenciais para o bolsonarismo, como facilitação de porte e posse de armas, além de dar andamento às reformas administrativa e tributária.

Devem seguir orientação dos respectivos partidos, delegado Waldir (PSL), Rubens Otoni (PT) e Elias Vaz (PSB) e votarem em Baleia Rossi.

A eleição da Câmara está marcada para o dia 1 de fevereiro.