Ataque de mísseis

Arábia Saudita diz que derrubou mísseis lançados em suas operações de petróleo

Os ataques ocorrem quatro meses após um esquadrão de drones lançar ataques coordenados contra dois locais de produção de petróleo da Arábia Saudita


Estadao Conteúdo
Estadao Conteúdo
Do Estadao Conteúdo | Em: 29/01/2020 às 16:26:45

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

As forças aéreas da Arábia Saudita derrubaram na semana passada mísseis lançados contra instalações de petróleo da Saudi Aramco, afirmaram autoridades do reino nesta quarta-feira. A informação é divulgada após rebeldes houthis, alinhados ao Irã no Iêmen, dizerem que haviam atacado a companhia e outros locais em território saudita.

Os ataques ocorrem quatro meses após um esquadrão de drones lançar ataques coordenados contra dois locais de produção de petróleo da Arábia Saudita e paralisarem temporariamente mais da metade da capacidade de produção da commodity no país. Rebeldes iemenitas reivindicaram responsabilidade pelo ataque. A Arábia Saudita e os Estados Unidos acusaram o Irã, que apoia os rebeldes houthis, e Teerã negou envolvimento.

Os ataques mais recentes ameaçam atrapalhar as tentativas de paz entre os sauditas, os houthis e o Irã. A Arábia Saudita tenta retirar as forças houthis do vizinho Iêmen desde 2015. Nos últimos meses, Riad tem se envolvido em conversas secretas com os houthis, segundo autoridades sauditas, americanas e do Golfo Pérsico. Autoridades sauditas disseram que todos os ataques lançados na semana passada foram barrados, enquanto a Saudi Aramco não quis comentar o assunto.