Do Mais Goiás

Aprenda a fazer uma deliciosa Chica Doida, prato típico da comida goiana

Com milho, linguiça, pimenta e mais alguns ingredientes, você consegue fazer uma Chica Doida de dar água na boca!

chica doida

O que te vem em mente quando o assunto é comida goiana? Para muitos, não há nada que defina tão bem nossa gastronomia típica quanto um bom arroz com pequi, mas sabemos que a comida local não se resume a isso. Nosso cardápio é variado, oferecendo pratos que dão água na boca só de imaginar. Um exemplo é a Chica Doida, uma receita simples e super saborosa, que carrega um DNA bem goiano.

Embora seja mais consumido na época de Festa Junina, o prato cai bem a qualquer hora, feito à base de milho e garantindo uma refeição capaz de matar a fome de qualquer um. A receita foi criada totalmente por acaso pela dona Petronilha Ferreira Cabral (já falecida), há mais de 50 anos.

Segundo ela, estavam fazendo pamonha em casa quando, de repente, acabaram as palhas. Foi aí que precisaram inventar algo para fazer com a massa que havia sobrado. Nasceu então, a Chica Doida.

Se você quer aprender a fazer em casa, a chef goiana Neila Quadros (@neilagastro) nos deu a dica para fazer uma receita divina, com ingredientes comuns e preparo super fácil. O melhor é que ela ainda recomenda algumas substituições para quem quiser fazer uma Chica Doida vegana. Dá uma olhada!

chica doida

Imagem ilustrativa

Ingredientes:

  • Meio quilo de massa de milho (6 ou 7 espigas)
  • 2 colheres de sopa de óleo de soja ou de milho
  • 50 g de água
  • 1 cebola grande
  • 100 g de linguiça suína ou de frango
  • 2 dentes de alho
  • Sal a gosto
  • 1 unidade de pimenta de cheiro
  • 1 unidade de pimenta dedo de moça
  • Cheiro verde a gosto

 

Modo de preparo:

Segundo a chef Neila Quadros, para garantir uma Chica Doida saborosa é preciso limpar bem o milho e, em seguida, ralar ou cortar as espigas e bater no liquidificador, caso não esteja usando a massa pronta. Não precisa coar!

Em uma panela, coloque o óleo, os dentes de alho picados e a cebola picada bem fininha. Deixe fritar até dourar.

Em seguida, acrescente para refogar na panela a linguiça picada em rodelas e as pimentas. Feito isso, adicione a massa e sal a gosto. Uma dica da chef é deixar cozinhando por cerca de 5 minutos, mexendo sempre para garantir o ponto ideal. Vá adicionando a água durante o processo.

Enquanto isso, unte uma forma ou refratário com óleo ou manteiga e coloque a mistura da panela assim que passar o tempo de cozimento. Se necessário, você poderá acrescentar um pouco mais de água antes de levar ao forno.

Para quem gosta, ainda dá para polvilhar queijo parmesão ou outro queijo de sua preferência por cima da massa. Fica uma delícia! A receita leva apenas 30 minutos de forno.

Dica de ouro: a chef recomenda misturar os grãos inteiros de uma espiga de milho verde na massa, o que garante uma crocância bem especial para nossa Chica Doida. Quem preferir, ainda pode substituir a linguiça por frango desfiado, que também fica maravilhoso!

Versão vegana: também dá para fazer Chica Doida vegan! Neila recomenda substituir as linguiças por uma versão vegetal, e untar o refratário com óleo ou manteiga vegana. Fica tão gostoso quanto!